5 motivos para investir em webinars e gerar leads

Já reparou na quantidade de ferramentas disponíveis para compartilhar conhecimento na web e alavancar o marketing digital de uma organização? Diante de opções como podcasts, e-books, infográficos e publicações em blogs e redes sociais, webinars também se destacam, mas ainda são poucas as empresas que investem nesse formato.

Segundo o Content Marketing Institute, eventos online ocupam o segundo lugar no ranking de táticas mais eficazes em marketing de conteúdo. Eles também são ótimos para estabelecer vínculos duradouros com o público e reforçar uma marca. Diferentemente dos outros métodos, webinars podem ser vistos – e revistos – em quaisquer dispositivos e a qualquer momento, proporcionando mais autonomia aos usuários.

Mas, ainda assim, não são todos os profissionais de marketing que se sentem seguros com relação às apresentações online. Muitos imaginam que realizar uma palestra na web é difícil, que requer um investimento alto, quando na verdade, é fácil, prático e pode trazer muito mais retorno do que as outras estratégias.

Para comprovar isso, listamos 5 motivos para investir em webinars e, por meio deles, gerar bons leads:

Compartilhe conhecimento com facilidade

Se a sua meta é gerar conteúdo para impactar um público maior, webinars são uma ótima alternativa. O cérebro humano processa informações de três maneiras diferentes: visual, auditiva e cinestésica e, ao investir nesse formato, você integra todas essas características sensoriais e compartilha informações de uma forma mais agradável e assertiva.

A praticidade proporcionada pelos vídeos online é outro ponto positivo. Os interessados têm autonomia para assistir ao material quando e onde quiserem, podendo pausar a palestra e retornar a qualquer momento. Esse fator é muito bem visto pelos espectadores pois nem sempre é possível assistir à palestra no dia em que ela foi marcada e, poder escolher o momento ideal para conferir o conteúdo acaba sendo uma vantagem.

Interaja com seu público e tenha um feedback em tempo real

Sabemos da efetividade de ferramentas como e-books, checklists e white papers na hora de gerar leads, mas, diferentemente delas, um webinar possibilita uma interação melhor entre público e palestrante. A partir de recursos como o chat, os participantes podem tirar dúvidas, emitir opinião, dar sugestões e estabelecer um vínculo instantâneo com o comunicador.
É possível identificar com rapidez se o conteúdo está agradando os espectadores e ser mais assertivo nos próximos webinars.

Faça webinars e atraia leads mais qualificados! Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

Prolongue a vida útil do conteúdo abordado

Mesmo que sua palestra já tenha ocorrido é possível continuar captando leads e lucrando com elas. Após a conclusão do webinar, ele é armazenado na plataforma de transmissão, em uma espécie de “videoteca” virtual. Dessa forma o conteúdo não se perde, continua informando e capacitando pessoas mesmo depois de muito tempo.

Colete dados com mais assertividade

Você, que trabalha com marketing de conteúdo, sabe que muitos usuários não preenchem corretamente os dados para realizar o download de materiais ricos, por exemplo. Com webinars a situação é um pouco diferente. A identificação do público com o palestrante promove um vínculo de confiança e leva-o a querer acompanhar os demais vídeos do comunicador. Além disso, o interessado só consegue assistir à palestra online ao receber o link da mesma por e-mail logo, a probabilidade dele inserir um endereço errado é menor.

Use a criatividade para informar

Foi comprovado que a melhor forma de impactar o público-alvo de uma empresa é usando o storytelling para informar. Uma pesquisa realizada pela One Spot – The Science of Storytelling, mostrou que 92% dos consumidores americanos concordam que seria muito melhor consumir conteúdo corporativo se as organizações se comunicassem por meio de narrativas e histórias relevantes. Webinars são eficazes na aplicação dessa técnica – que é muito útil em estratégias de inbound marketing.

Percebeu que os vídeos online podem de fato alavancar suas estratégias e lhe ajudar a aumentar os lucros? Para lhe ajudar a realizar boas palestras na web, disponibilizamos um Guia para que você gere leads qualificados.
Nele você aprende o que são webinars, como criá-los e divulgá-los, a importância de captar os dados corretos em uma estratégia de inbound marketing e a importância dos vídeos online na jornada de compra.

Conte com a Eventials para alcançar o sucesso em suas campanhas de marketing digital! 😉

 

Guia para Gerar Leads com Webinars

 

Leia também