7 razões que tornam webinars essenciais no Marketing

7-razoes-que-tornam-webinars-essenciais-no-marketing

Quanto me pediram para compartilhar algumas motivos do porque webinars são essenciais para o marketing, a primeira dúvida que me veio na cabeça foi: Como vou começar esse artigo? Sim, porque o ideal seria ter uma introdução, porém, logo pensei: Vou direto para a prática que é o que realmente importa! Então…vamos lá:

Webinars e/ou vídeos online democratizam o acesso ao conteúdo.

Sim! Afinal, quem nunca deixou de ir a um evento com aquele palestrante/professor TOP, porque não teve agenda ou mesmo verba para ir pessoalmente ao evento?

Com a palestra sendo transmitida como um webinar, qualquer pessoa com um smartphone e acesso à internet poderá participar em tempo real, sem perder 1 min sequer da sua agenda com deslocamento. Além disso, caso não seja possível participar no Ao Vivo, o conteúdo pode ser consumido sob-demanda.

Nota: Segundo o IBGE, mais + de 60% da população do Brasil possuem internet e smartphone.

Faça webinars e atraia leads mais qualificados! Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

O conteúdo de um webinar rende MUITO para todo mundo!

Sabemos que todos o profissionais de marketing enfrentam o  desafio de alimentar, com conteúdo relevante e na frequência ideal, os inúmeros canais de comunicação utilizados pela empresa. Sendo assim, ao realizar um webinar, você estará produzindo conteúdo que poderá ser trabalhado para alimentar vários outros canais, como exemplo:

 

  • A transcrição completa do conteúdo ou mesmo um resumo feito por um redator poderá servir como base para um artigo do blog, um infográfico ou mesmo um e-book, dependendo do tamanho e densidade do material;
  • As imagens geradas para customizar as páginas do webinar podem servir como publicações no Facebook;
  • Insights obtidos durante o webinar podem movimentar seu perfil do Twitter, aumentando a atração e interação entre os interessados no tema;
  • Trechos do webinar podem ser editados ou separados e utilizados como conteúdo para posts no instagram, afinal, segundo a própria rede, o consumo e interação com vídeos postados representam mais de 50% da movimentação na rede social;
  • A troca de links entre a página do webinar, seu site e redes sociais irá ajudar significativamente na melhora do pagerank. Importante é haver uso consistente e seguindo as boas práticas ;).

As pessoas gostam. Simples assim!

Crescemos com a perspectiva de que para aparecer na tv teríamos que ser um ator ou atriz global. Hoje a coisa mudou muito, com a ajuda dos nossos inseparáveis celulares, podemos estar online em poucos segundos. Então, a família gosta, os colegas acompanham, reforça a auto-estima e, se o conteúdo for bom, todo mundo compartilha. Ferramentas como o Facetime e vídeos no Whatsapp ajudam a inserir em nossas vidas a interação ao vivo, o que reflete no aumento da busca e interesse por consumir e interagir nesse formato.

Se você já fez ou participou de um webinar, comenta ai se recebeu, ou não, os parabéns daquele tio ou tia cheio de orgulho!

Você consegue medir o retorno (ROI)

Um dos pontos mais fortes do marketing digital em relação ao offline é a possibilidade de conseguir mensurar o retorno das ações e investimentos realizados, o famoso ROI. Com webinar não é diferente.

É possível, por exemplo, que você utilize uma plataforma de webinars que entregue dados como informações cadastrais, tempo assistido por participante, entre outros. Além disso, algumas permitem a integração com ferramentas de marketing, como Google Remarketing, que pode ser usado para impactar os participantes com campanhas segmentadas, com o Analytics, usado para cruzar dados de compras por região e, integração com softwares de gestão de leads, como RD Station, que permite avançar o lead em seu funil de conversão.

Há também a possibilidade de você tratar e cruzar os dados de participantes diretamente com seu CRM, como o Salesforce, podendo assim, medir diretamente a conversão em clientes a partir da participação em seus webinars.

No marketing de conteúdo…

Quando pensamos no marketing de conteúdo é impossível nos desviarmos de um dos seus principais objetivos: “Tornar sua empresa uma referência no mercado”. Para que isso aconteça, um dos caminhos é produzir MUITO conteúdo sobre um referido tema até que o mercado ou os interessados a enxerguem como tal, ou, pode criar alternativas que estimulem profissionais, já consolidados no mercado, a participarem da formação dessa imagem. Como citamos na dica número 3, AS PESSOAS GOSTAM de vídeos, com isso, é bastante comum os profissionais aceitarem convite para participar de um webinar.

Além disso o impacto gerado por meio da divulgação em conjunto com empresas parceiras permitirá uma maior geração de base, com baixíssimo custo, potencializando a geração de tráfego através da troca de link buildings, resultando em um impacto final muito maior do que um simples artigo em um blog ou um post nas redes sociais.    

Resumindo: Notoriedade, impacto e baixo custo é o que você irá encontrar ao iniciar o uso de webinars na estratégia de marketing de conteúdo e/ou co-marketing de sua empresa.

É mais barato de testar do que por o produto no mercado

Vamos considerar que sua empresa oferece cursos. Ao abrir uma turma para um curso específico, você é surpreendido com o número de matriculados muito maior que o mínimo esperado, porém, ficou muito aquém do volume desejado para lotar a turma. Legalmente falando, você terá que manter a turma até o fim do curso, afinal, tem o dever de prestar o serviço adquirido pelos matriculados.

Agora, vamos considerar que antes de abrir uma turma formal, sua empresa realizou alguns webinars com temas associados ao assunto do curso e identificou um volume pequeno de inscritos ou, apesar de um número alto de inscritos/participantes, notou que com a atuação do remarketing ou do comercial, o número de interessados foi muito baixo. Neste cenário, fica muito mais fácil, barato e lucrativo tomar uma decisão, você não acha?

Quem quer aprender prefere conteúdo em vídeo

Na prática, quem quer aprender algo ou está em busca de desenvolver uma nova habilidade, prefere consumir conteúdo em vídeo do que utilizar outros meios para atingir seus objetivos. Ao menos é o que conclui a Forrester Research, quando identificou que mais de 70% das pessoas economicamentes ativas preferem aprender através de vídeos do que através de texto ou fotos. Como adicional, podemos considerar que 50% das celebridades citadas por jovens entre 14 e 22 anos iniciaram através do youtube, sem impulsionamento por outros meios. (meio e mensagem, 2016)

Conclusão

Então, compartilhar sua mensagem através do formato de webinars ou vídeos ao vivo irá permitir que sua mensagem seja compartilhada em um formato aderente a expectativa, interesse ou gosto do público atual, mantendo sua empresa em destaque no mercado, de acordo com a demanda dos consumidores.

Qual é a importância do vídeo na estratégia do negócio?

Leia também