8 truques de mágica para realizar treinamentos corporativos

8 truques de mágica para realizar treinamentos corporativos

Para que um mágico desperte a atenção do público um bom truque é essencial, mas é preciso mais do que um número instigante para o espetáculo ter sucesso. Elementos como iluminação, efeitos sonoros, equipamentos e o figurino do ilusionista, por exemplo, são imprescindíveis para a que plateia tenha uma experiência agradável ao assistir.

Em capacitações online, assim como nos shows de mágica, esses itens também fazem diferença na hora de captar e de manter a atenção e a curiosidade dos participantes.
Assim como os ilusionistas, também não podemos contar nossos segredos para uma apresentação emocionante, mas quebraremos a regra para lhe ajudar. Descubra 8 truques mágicos pararealizar treinamentos corporativos: 

Respeitável público!

Antes de elaborar o treinamento, descubra quais são as necessidades de sua equipe. Seu time precisa conhecer novos serviços ou produtos? Melhorar a comunicação e o convívio entre colegas? Aprimorar conhecimentos e desenvolver novas competências?
Depois, pense na melhor forma de passar essas informações a eles; dependendo do assunto é possível ser criativo e utilizar recursos como o humor ou se inspirar em séries, filmes, livros e jogos para ousar no roteiro da apresentação.

Escolha bons assistentes de palco

Pense em bons comunicadores para conversar com sua equipe. Lembrando que tudo depende do intuito de treinamento. Se ele for voltado para motivar seu time, é importante que o palestrante domine técnicas para estimular os participantes. O tom de voz, os cases abordados e a dinâmica da apresentação precisam manter seus colaboradores envolvidos.

Bons equipamentos fazem a mágica acontecer

E se o baralho é muito leve, o feltro da cartola não suporta o coelho e o mágico não consegue sair do baú? Equipamentos de qualidade fazem a diferença em uma apresentação. Em nosso blog você descobre quais são as câmeras e os microfones mais indicados para uma palestra online.

Tire um c̶o̶e̶l̶h̶o̶ elefante da cartola

Leve conteúdos novos para seus funcionários, dados que despertem sua curiosidade, que gerem insights e os levem a pesquisar sobre. Geralmente o público espera que o mágico tire um coelho da cartola, mas, se ele conseguir tirar um elefante dela, será lembrado por todos.

Para acertar o truque é preciso treinar

Faça um teste antes de capacitar sua equipe; assim você saberá se o lugar, a iluminação, as dinâmicas e o tempo de duração estão adequados. Em um primeiro momento, peça para que outros profissionais assistam ao treinamento e deem um feedback. Dessa forma será mais fácil acertar e oferecer uma boa experiência  aos colaboradores.

Você sabe qual é a carta escolhida?

Quando o ilusionista pede para que alguém da plateia escolha uma carta, ele capta a atenção dessa pessoa e proporciona uma experiência nova – tanto a ela, quanto ao restante do público. Pense em dinâmicas para interagir com o participante, aumentar sua curiosidade e motivação. Na Eventials você pode utilizar o chat e estimular os participantes a questionarem ou sugerirem tópicos.

Impressione sua plateia

Emocionar. Fazer o público viajar para o passado ou para o futuro também é um truque para que as informações abordadas no treinamento sejam assimiladas com mais facilidade. No final do show o mágico apresenta seu melhor número para ser lembrado. Ao transformar papel em neve, em um calor de quase 40°, por exemplo, o ilusionista emociona, transporta as pessoas para um ambiente diferente, realiza seus sonhos e consegue se destacar.

Não faça o público desaparecer

Envie um e-mail ou ligue para os participantes da capacitação e pergunte o que eles acharam, se eles querem sugerir outro palestrante, tema ou fazer uma crítica. É importante manter o contato após a dinâmica para que você saiba o que deve ser mantido e melhorado no próximo treinamento corporativo.

Leia também