Como aplicar webinars na estratégia de Inbound Marketing?

Com a popularização do Inbound Marketing surgiram novas oportunidades de cativar e interagir com o público. Por meio de uma relação baseada em conteúdos relevantes e criativos, você consegue atrair e conquistar a atenção de sua audiência.

Nesse contexto, o mais importante é descobrir maneiras de captar, nutrir e gerir leads, facilitando o processo de maturação deles dentro do funil de marketing e vendas. Para isso, existem diversas ferramentas e cabe ao profissional de marketing definir quais as melhores, de acordo com a sua estratégia.

De acordo com a pesquisa publicada pelo Content Marketing Institute em 2015, webinars são a segunda melhor forma para a distribuição de conteúdo em empresas B2B, perdendo só para os eventos presenciais. Ou seja: as palestras online são mais eficazes do que os blogs e até mesmo as redes sociais.

Por definição, os webinars, também conhecidos em português como webinários, consistem em um seminário realizado em ambiente virtual, geralmente transmitido ao vivo, sobre um tema específico. No entanto, sob a ótica do marketing, o webinar pode ser muito mais do que isso.

Além de cumprir o seu papel estratégico na captação e alimentação de leads qualificados – facilitando as conversões no funil de vendas -, a ação também possibilita a interação com o público-alvo, permitindo compartilhar conteúdo relevante, o que auxilia na formação da imagem da sua empresa como autoridade no mercado em que atua.

Faça webinars e atraia leads mais qualificados! Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

E, ao contrário do que muitos profissionais da área de marketing pensam, webinars são atividades relativamente simples de organizar e implementar. Basta uma conexão de internet de boa qualidade, um conteúdo rico e, claro, uma boa plataforma para realizar a transmissão.

No entanto, para saber se sua estratégia está surtindo o efeito desejado, é preciso estabelecer quais objetivos você pretende alcançar com a ação. É importante que essas metas sejam mensuráveis, como, por exemplo, gerar leads, aumentar o reconhecimento, entre outros. Elas serão responsáveis por definir o sucesso ou fracasso do seu webinar.

Se você se interessou pela estratégia, mas não sabe ao certo em qual momento utilizá-la, saiba que, se bem utilizados, os webinars podem trazer ótimos resultados em todos os estágios do funil da jornada de compra. Quer ver?

Webinars nas etapas da Jornada de Compra

Imagine que você esteja trabalhando no setor de marketing de uma concessionária. E, para aumentar o número de vendas, sua equipe decide investir em estratégias de inbound marketing, utilizando webinars como ferramenta de atração, conversão e nutrição de leads.

Descoberta e aprendizado:
Em um primeiro webinar, focado nas características de topo do funil, é interessante apresentar um panorama geral sobre as comodidades de ter um carro próprio. Nesse momento, você chama especialistas em mobilidade urbana e segurança – autoridades que trazem ainda mais credibilidade para o conteúdo ministrado. Assim, o público percebe a necessidade de se ter um veículo para locomoção, mas não sabe qual.

Consideração da solução:
Após a captação dos primeiros leads, é hora de torná-los maduros o suficiente para uma abordagem comercial. Os contatos recolhidos após o primeiro evento já passaram do topo do funil para o meio e seu objetivo agora é encaminhá-los para o fundo, onde ocorre o processo de decisão de compra. Para alcançá-lo, você cria um novo webinar e apresenta as vantagens do carro em comparação aos demais veículos.

Decisão de compra:
Agora que a sua audiência já reconhece que a melhor opção de locomoção é o carro, o momento é ideal para investir em uma aproximação focada em fechar negócio. Faça um webinar para apresentar sua frota como melhor custo-benefício para o consumidor, bem como opções facilitadas de pagamentos e promoções. Daqui por diante, o contato será realizado pela equipe comercial, a qual terá muito mais facilidade em efetuar a venda para um público bem informado.

Lealdade e fidelização:
Por fim, para gerar fidelização dos clientes captados, a concessionária pode gerar conteúdo sobre seu lifestyle – como por exemplo fazer webinars sobre roteiros de viagens.

Agora que você já sabe como os webinars podem ser úteis na sua estratégia de Inbound Marketing, que tal começar a organizá-los? A Eventials permite que você realize seminários, palestras e treinamentos online. Receba acesso a 10 dias gratuitos, conheça nossas ferramentas e descubra como a Eventials pode ser útil para a sua marca.

Descubra como usar webinars em sua estratégia de Marketing Digital

Leia também