Como construir uma boa reputação com a audiência de seus webinars

Empresas que optam por webinars em estratégias de marketing digital, assim como palestrantes que compartilham conhecimento por meio de vídeos, geralmente questionam se o modelo adotado é o melhor. A ansiedade pelos resultados é grande – e nós sabemos disso. Mas, o que muitos não compreendem é que o sucesso ou o fracasso desse tipo de conteúdo não depende de uma única apresentação. É preciso investir em mais transmissões para identificar se o método está surtindo o efeito esperado.

Atrair o público pode ser um desafio para quem realiza webinars, mas reter essa audiência também não é uma tarefa muito simples. Não basta apenas entregar informações pertinentes para os participantes, também é importante estabelecer um vínculo com eles, oferecendo bons motivos para que eles voltem ao canal e assistam aos vídeos futuros. Mas como fazer isso?

Determine a periodicidade dos vídeos online

Nas redes sociais, um post falando sobre um webinar chama sua atenção. Por ser um tema pertinente você se inscreve, participa da apresentação e gosta tanto do conteúdo, que não vê a hora de aprender mais sobre o assunto.

Na semana seguinte você retorna ao canal e percebe que não há nenhum vídeo novo. O mesmo acontece 15 dias depois, 20, 30… até que resolve não voltar mais lá. Agora, se você soubesse que os vídeos são quinzenais, por exemplo, já teria marcado o compromisso em sua agenda e participaria dos outros webinars.  Por isso a periodicidade é importante. Ao utilizar essa estratégia, empresas e palestrantes conseguem construir uma audiência concisa e engajada, além de aumentar o número de links compartilhados.

Um cronograma de publicações lhe ajudará a reter o público e a conquistar novos “web-espectadores”. Só esteja atento para estabelecer um prazo condizente com sua rotina. Não adianta nada fazer uma ou duas apresentações por semana se as informações apresentadas não forem boas o suficiente para os participantes.

Estabeleça o tema dos webinars com antecedência

Aproveite os minutos finais de seu vídeo para despertar a curiosidade dos interessados. Dê uma prévia do assunto do próximo webinar, dessa forma eles conseguirão se programar para voltar ao canal e assistir. Lembre-se de seriados e novelas, que criam aquele clima de expectativa e levam o telespectador a assistir no dia seguinte. 😉

Procure estar mais conectado com participantes

Além de definir uma periodicidade, divulgar o tema da próxima apresentação, começar o webinar trocando uma ideia com quem já está online é uma boa forma de quebrar o gelo e de estabelecer um vínculo com as pessoas. Estimule os questionamentos e chame os participantes pelo nome; busque entender o que os levou a se inscreverem na palestra.

Fazer uso das redes sociais para promover a apresentação e captar informações importantes para lhe ajudar na condução da palestra, também é uma forma de se aproximar do público-alvo e entregar um conteúdo que tenha a ver com ele.

Uma forma de captar a atenção das pessoas e proporcionar uma experiência diferenciada é oferecer benefícios em troca. E se você fizesse um vídeo restrito em que apenas 15 participantes tivessem a chance de trocar ideias e ter acesso a dicas importantes? Essa ação despertaria o interesse de muitos, aumentando sua audiência, assim como cupons de desconto e inscrições gratuitas para cursos e workshops.

Agora que você descobriu como é possível manter os “webespectadores”, ficou mais fácil turbinar sua audiência, não é mesmo? Conte com a Eventials para estabelecer vínculo com o público e alcançar o sucesso ao realizar seus webinars!

Leia também