Como engajar colaboradores em treinamentos corporativos

Investir em treinamentos corporativos é uma estratégia que, além de aumentar o nível de conhecimento de seu time, também ajuda na redução de custos. As palestras, workshops e vídeo aulas podem melhorar a comunicação entre seu time e promover o desenvolvimento do mesmo.

Com acesso facilitado ao conhecimento, os funcionários se sentirão mais confiantes; terão mais autonomia dentro de sua área de atuação e, consequentemente, se sentirão mais valorizados. E como envolver os colaboradores em um treinamento online?

Mais vantajoso em diversos aspectos, os treinamentos online tem a capacidade de romper com as barreiras geográficas. Com ele, os participantes não precisam se ausentar do local de trabalho e podem assistir diretamente do navegador No entanto, é importante estar atendo a alguns detalhes técnicos e de conteúdo para que haja o envolvimento de todos e o evento seja bem sucedido

Identifique quem deve ser treinado e a necessidade

O primeiro passo é fazer um levantamento dos setores que devem ser treinados, para então estabelecer os objetivos do conteúdo que será transmitido. Leve em conta as falhas e as necessidades do time. Isso facilitará, mais tarde, a analise dos resultados.

Defina uma Temática

A escolha do tema é fundamental para engajar os participantes do treinamento. Alguns assuntos podem ser trabalhados de forma criativa e informativa, como autoconhecimento e administração do tempo. Mas antes de definir a temática, lembre-se sempre de identificar as reais necessidades de sua empresa no momento.

Defina a tempo de treinamento

Com as necessidades levantadas e o tema definido, você deve começar a pensar em como será realizado o treinamento. É melhor criar um webinar com mais horas de duração ou dividir o conteúdo em vídeos mais curtos? O ambiente online é diferente do ambiente físico, leve isso em consideração e não prolongue muito as palestras.

Agende seu primeiro treinamento. Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

Divulgação

É importante também que todos os colaboradores saibam, com certa antecedência, sobre a realização dos treinamentos. Portanto, capriche da divulgação das datas, formas de inscrição, cronograma e atividades prévias. Isso ajudará a despertar o interesse da sua equipe e evitará ausências por falta de planejamento.

Dinâmica

Durante programas de treinamentos, é comum que o público perca, pouco a pouco, o entusiasmo. Isso acontece porque, muitas vezes, os cursos se concentram em aspectos teóricos, que pouca aplicabilidade têm no dia a dia da empresa. Uma estratégia eficaz para evitar o cansaço da audiência é equilibrar teoria com atividades práticas, mostrando de que forma aquele conteúdo ajudará na solução dos problemas.

Além disso, proporcione experiências diferenciadas aos espectadores. Dados curiosos que gerem insights e estimulem a curiosidade; utilize dinâmicas para interagir com os participantes – chats são boas opções para garantir a comunicação de todos.

Prepare-se

Por fim, não se esqueça de fazer testes antes de colocar o treinamento no ar.
Confira se a conexão com a internet está adequada, se os equipamentos de áudio e vídeo funcionam corretamente e, claro, se a dinâmica do conteúdo apresentado não precisa ser alterada.

Feedback

Ao término do treinamento, envie aos colaboradores materiais extras, que tenham a ver com a temática apresentada e aplique uma pesquisa de opinião. Peça por sugestões de melhorias e pergunte o que eles mais gostaram nas palestras. Isso lhe ajudará a aplicar capacitações cada vez mais assertivas e criativas.

Na Eventials você encontra diversos webinars, inclusive corporativos. Acesse, conheça a plataforma e inspire-se!

Guia de Treinamentos Corporativos Online

Leia também