Como Garantir que a Sua Equipe Coloque em Prática o que Aprendeu em um Treinamento Online

Treinamento Online na Prática

Realizar treinamento para qualificar e capacitar os colaboradores é um dos requisitos mais importantes para o sucesso de uma empresa. É por meio dele que sua equipe desenvolverá as habilidades e competências necessárias para atender os objetivos organizacionais.

Mas nada adianta treinar seus colaboradores se eles não aplicarem no dia a dia de trabalho aquilo que foi ensinado, concorda?

Por isso é tão importante conhecer algumas práticas e estratégias para treinar sua equipe de forma direcionada e garantir que ela coloque em ação tudo o que aprendeu durante um programa de capacitação.

Conheça as Necessidades da Sua Equipe

Muitas vezes, os colaboradores não aplicam o conteúdo apresentado em um treinamento corporativo, simplesmente pela falta de relação com suas necessidades profissionais no momento.

Por exemplo, um colaborador que não consegue alcançar a alta performance pode ter mais problemas com a gestão do tempo no trabalho do que com o uso de um software essencial para sua função.

Então, nesse caso, o treinamento precisaria ser focado mais em como administrar o tempo no trabalho – e não na melhoria das habilidades técnicas do funcionário.

Existem muitas formas de conhecer as necessidades da sua equipe, desde uma rápida conversa na hora do almoço ou até com pesquisas mais detalhadas. O importante é focar em dados concretos e reais.

No entanto, a melhor forma de obter esses dados concretos e reais continua sendo com os KPIs, conhecidos como Indicadores de Performance.

Por meio deles é possível analisar quais fatores precisam ser aperfeiçoados ou mudados na sua empresa, permitindo assim o direcionamento de seus treinamentos para solucionar tais questões.

Você também pode complementar os dados com pesquisas enviadas por e-mail ou durante avaliações de desempenho, por exemplo.

Use a Gamificação no Trabalho

Gamificar os processos de trabalho é outra forma de garantir que os participantes de um treinamento coloquem em prática o que aprenderam. Essa técnica consiste na utilização das dinâmicas dos jogos como instrumentos motivacionais.

Por exemplo, aqui na Salpinx usamos a gamificação para manter nossa equipe focada na melhoria constante de seus processos de trabalho. Eles acumulam pontos e recebem medalhas e prêmios sempre que alcançam resultados positivos no mês.

Você pode adotar o método na sua empresa de forma prática. Ofereça brindes para quem comparecer aos treinamentos e recompense todos aqueles que aumentarem a performance com a utilização das técnicas ensinadas, por exemplo.

Incentive a Autogestão de Tarefas e Processos

Em um artigo publicado no The New York Times, o psicólogo Daniel Goleman enfatiza que a autogestão no trabalho é uma aliada fundamental no desenvolvimento da empatia e autoconsciência nas empresas.

Com a autogestão sua equipe se sente mais preparada para conhecer as próprias fraquezas, forças, emoções e impulsos. Dessa forma, podem indicar para o gestor qual caminho ele deve tomar no momento de construir um treinamento corporativo.

Mas, o que significa autogestão? Se trata de uma técnica que coloca o colaborador no controle de suas responsabilidades, sem a necessidade de intervenções constantes por parte dos gestores.

Ou seja, sua equipe terá autonomia para desenvolver as próprias habilidades e até ajudar a empresa na identificação de suas necessidades como profissionais.

Foque em Conteúdos Dinâmicos, Interativos e Acessíveis

Conteúdos interativos e dinâmicos ajudam na retenção de informações, participação e até na atração da atenção dos participantes. Eles se sentem mais motivados e engajados com as informações passadas e tem mais chances de aplicar aquilo que aprenderem.

Técnicas como gamificação e o storytelling podem ajudar no processo, mas sempre foque naquilo que for mais interessante para seu público.

Tornar o treinamento acessível também é indispensável – por exemplo, disponibilizando os slides e o conteúdo gravado aos participantes para que eles possam acessar em qualquer lugar que desejarem.

Os treinamentos online também são ótimas alternativas, já que eliminam muitos aspectos que podem prejudicar o aprendizado: distância, preço ou horário, por exemplo.

Agende seu primeiro treinamento. Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

Permita experiências imersivas

Experiências imersivas são aquelas em que os colaboradores participam ativamente na construção do treinamento. Eles podem ajudar na organização da palestra, no

desenvolvimento dos tópicos que serão abordados e até na seleção de convidados para palestrar.

Para isso, se torna essencial que os gestores coloquem o diálogo como um pilar dentro da empresa.

As pessoas precisam se sentir confortáveis e seguras para sugerir e opinar sobre os processos de treinamento da organização.

Sua equipe se sentirá parte disso, ficando mais motivada para aplicar tudo o que aprendeu e contribuiu para ser construído. Além disso, aumentará significativamente a

proximidade entre gestor e colaborador.

Conclusões

Implementar programas de treinamento na sua empresa exige o conhecimento de diversas boas práticas, muitas vezes ignoradas por muitos gestores. Elas tornam o

processo de aprendizagem mais natural e auxilia os funcionários no momento de aplicar tudo o que aprenderam.

Se isso é ignorado, você corre o risco de “jogar para o alto” todo o esforço aplicado desde o momento de planejamento até a execução do treinamento.

Gostou do artigo? Conheça outras técnicas para aprimorar a aprendizagem na sua empresa e a produtividade dos seus colaboradores no blog da Salpinx.

Quer aprender a construir treinamentos ainda mais eficazes? Baixe agora mesmo o E-book Guia para Realizar Treinamentos Corporativos Online, produzido em uma parceria Salpinx e Eventials.

 

Guest Post escrito por Andreza Abreu, da equipe de marketing da Salpinx.

Por que investir em Fast Training para capacitar seu time online

Leia também