Como grandes empresas utilizam webinars para se comunicar

Como as grandes empresas usam webinars para se comunicar

Você já reparou que nos últimos anos tudo tem convergido para uma integração cada vez mais agradável entre as nossas atividades pessoais e profissionais? É notável que todos estamos buscando por alternativas que tornem nossos dias mais produtivos e que criem um equilíbrio entre as atividades profissionais e o lazer.

As empresas tornaram-se fundamentais para o desenvolvimento, incentivo e manutenção desse estilo de vida cada vez mais integrado. É necessário encontrar caminhos e mecanismos para se relacionar com os pontos de contato de forma mais ágil, consumindo somente o tempo necessário. É exatamente aí que os webinars estão sendo vistos como uma excelente alternativa para absorver e compartilhar conhecimento.

Segundo pesquisa realizada pela Forrester Research, 75% dos profissionais preferem assistir a um vídeo para absorver uma informação do que ler um documento. Já, segundo a Cisco, 25% dos usuários de internet no Brasil consomem mais vídeos online do que assistem a televisão. Para a FastCompany, 90% dos compradores online afirmam que vídeos ajudam a tomar a decisão de compra.

Você deve estar se perguntando – Ok, mas o que devo fazer para me adequar a esta tendência e o que posso esperar como resultado?

Então vamos lá: Como atuar, falarei ao final deste artigo, pois acredito que saber onde chegar faz mais sentido neste momento. Para aproximar a expectativa da realidade, vamos dividir os possíveis resultados em dois grupos:

Conheça a Eventials! A plataforma de webinars que traz resultados reais! – Clique Aqui

1 – Uso de vídeos no relacionamento com colaboradores e cadeia de distribuição

As empresas que utilizam vídeos para se relacionarem com os colaboradores, tem redução direta de até 80% nos custos com treinamentos, considerando apenas despesas com locomoção, alimentação, hospedagem e o tempo consumido durante o processo.

Além da redução dos custos, o uso de vídeos faz as vendas aumentarem devido ao alinhamento do discurso do time comercial através dos vídeos.

2 – Uso de vídeos no relacionamento com o mercado

O uso de vídeos aumenta o alcance do conteúdo pois o webinar leva o seu conteúdo diretamente ao potencial participante, quebrando barreiras geográficas.

Webinars e vídeos também podem aumentar o número de interessados na sua empresa. Podendo ser aplicados como conteúdo de educação de mercado no topo do funil ou como forma de apresentar e demonstrar suas soluções no meio do funil.

Atentos em como as empresas aplicam webinars em seu contexto, entendemos que, para iniciar um projeto, não é preciso ser um expert mas, é importante ter criatividade e  resiliência. Para ajudar nesta fase inicial, demonstro abaixo alguns exemplos práticos:

Zendesk

A empresa realiza demonstrações comerciais e também atua na educação do mercado / clientes através de transmissões frequentes relacionadas ao setor de atendimento ao cliente, bem como ao uso avançado da sua plataforma, com link fixo no mapa do site, exposto no rodapé.

 

 Zendesk

Sales Force

Possui destaque na home do seu site com direcionamento a uma landing page que demonstra uma agenda de webinars que irão acontecer, bem como permitem o acesso a conteúdos já transmitidos. Quanto ao tema, o foco é na educação do mercado quanto às boas práticas na gestão e formas para potencializar a atuação do time de vendas.

Sales Force

Mary Kay

O setor de desenvolvimento de vendas utiliza webinars como principal ferramenta para comunicação com a força de vendas e possui um canal  com uma agenda fixa de treinamentos e conteúdos pertinentes a cada nível de carreira, para viabilizar o progresso e crescimento das suas mais de 400 mil consultoras.

Canal Mary Kay

Hootsuite

Possui em seu site uma página com diversos webinars agendados e outros gravados, sempre abordando temas relevantes ao seu cliente. Como há muito conteúdo sendo produzido neste formato, há diversos filtros na página que facilitam a localização do conteúdo mais aderente a necessidade do usuário.

Hootsuite

HSM Educação Executiva

A empresa realiza webinars periódicos com temas aderente aos seus produtos para dar visibilidade aos cursos e identificar o interesse do mercado quanto ao tema abordado, reduzindo assim os riscos de lançar cursos com baixo quórum.

Canal da HSM

Bloomberg

Gigante global do mercado financeiro, que promove webinars diversos com profissionais referências no mercado, com objetivo capacitar seus clientes e também reforçar a imagem de especialista já conquistada pela companhia.

E-commerce Brasil

É uma instituição focada em fomentar o mercado de comércio eletrônico, que atua promovendo ações que melhorem o resultado do mercado através da educação, bem como aproximando profissionais, prestadores e lojistas criando um ecossistema de informações e convergindo interesses. Através dos webinars, que possuem uma área de destaque em seu site, os webinars se tornaram um canal de engajamento e um recurso adicional para o aumento da visibilidade dos mantenedores;

E-commerce Brasil

Conhecendo estes diferentes modelos de aplicação e tendo uma visão macro de como grandes empresas podem se beneficiar do uso de webinars em sua estratégia de relacionamento com o mercado, recomendo que utilize sua criatividade para iniciar um projeto piloto em sua empresa, pois acredito que assim será possível aprender o melhor caminho para adequar o conteúdo que precisa ser compartilhado ao modelo de vídeos e webinars que é o mais aderente às expectativas e ao perfil dos novos consumidores atuais.

Para ajudá-lo a começar, recomendo o uso deste cheklist que aborda as três etapas da concepção a pós transmissões pois ajudará a estruturar seus webinars, independente da ferramenta ou meio em que ele será realizado.

E-Book Checklist

Leia também