Como realizar webinars com maestria

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” – Esta frase memorável e conhecida de Cora Coralina, poetisa e contista brasileira, ilustra bem o significado de ensinar e aprender.

Sem dúvidas quem ensina algo faz com amor, prazer e dedicação. O digital é uma ferramenta que vem ajudando muito no compartilhamento do conhecimento e na disseminação da educação em uma escala considerável.

Mas existem maneiras de melhorar seu aproveitamento ao ensinar online através de webinars, seja para aulas assíncronas ou ao vivo. Neste artigo, listarei dicas incríveis para que você possa realizar webinars com maestria.

Estude seu público

Conhecer seu público é o primeiro passo para uma transmissão eficaz. Isso implica na forma de falar, nas imagens, nos textos, nos exemplos e até na forma de se vestir. Por exemplo: Se os seus futuros alunos pertencem a um segmento mais formal, aplicar uma linguagem mais conservadora fará com que o treinamento tenha uma recepção melhor. O contrário é verdadeiro, caso você possua um público mais informal, aplique uma linguagem mais solta e leve para garantir a satisfação.

Use casos de sucesso

Usar exemplos que deram certo é uma forma incrível de cativar seus alunos. Sabe aquela experiência que você usou em sua empresa e que deu certo? Use-a. Divida com seus alunos esse êxito e os caminhos para que eles possam chegar ao mesmo resultado.

Isso prende a atenção e, fará com que eles sigam à risca as dicas ensinadas. Mas isso não quer dizer que você não deva mostrar o que deu errado. Os erros são fundamentais para que você alcance o êxito, desde que tenha persistência e dedicação. Portanto, compartilhe isso! Criar um treinamento pautado nos erros, mas focando o objetivo dos acertos é uma boa prática.

Interaja com seus alunos

Caso seus treinamentos sejam ao vivo, não se esqueça de agradecer a presença dos seus alunos, falando o nome de cada um deles. Pergunte de onde são, quais são as suas profissões e faça perguntas pontuais relacionadas ao curso. Faça com que seus alunos também sejam protagonistas dos seus treinamentos.

Isso faz com que eles sintam-se privilegiados em poder contribuir com suas histórias, experiências, sucessos e fracassos.

Além disso, esta ação fará com que no final do treinamento você tenha poucas ou até mesmo nenhuma desistência. Seu desafio será sempre ter o mesmo número de alunos do início do treinamento.

Abra espaços pontuais para dúvidas

Como dito, o aluno adora participar. Uma boa possibilidade é incluir um ícone em determinados pontos da apresentação que te lembre em abrir espaços para dúvidas. Isso torna o treinamento mais organizado e seus alunos prestarão mais atenção no conteúdo, deixando as dúvidas para os momentos pontuais.

Tenha pontos para novas interações

É comum que você inicie suas transmissões sem a totalidade de inscritos no curso ou webinar. Com o passar do tempo de transmissão, novos expectadores aparecerão para acompanhar sua apresentação.

Criar um ponto específico para novas interações é importante para lembrar de forma resumida detalhes importantes da transmissão. Já que esse expectador não estava presente no momento das informações essenciais, é valido deixá-lo ciente disso.

Outra dica é dizer aos seus alunos que as dúvidas não respondidas ao vivo serão enviadas diretamente ao e-mail do aluno alguns dias depois do treinamento.

Criar um vídeo específico esclarecendo essas dúvidas não respondidas é uma ótima forma de mostrar ao aluno todo seu comprometimento e isso trará maior engajamento entre o aluno e seus treinamentos.

Essas são algumas das dicas que farão que seus webinars ou cursos ao vivo sejam realizados com maestria.
Você usa algumas dessas dicas? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários.

 

 

Leia também