Como usar Mapas Mentais para Produzir seus Webinars

Mapas Mentais

Sabe quando nos pegamos desesperados ao ter que desenvolver um novo projeto, enfrentar um desafio ou resolver um problema sem ter a mínima ideia de como fazê-lo?

Então, e se eu te disser que existe uma forma de esquematizar suas ideias e organizar suas tarefas, um método que te ajudaria a automatizar o processo de planejamento e operação. Você acreditaria?

É exatamente essa a proposta de planejamento e organização que o conceito dos Mapas Mentais se propõe a resolver. Nós estamos utilizando esse modelo nas nossas atividades e tem ajudado bastante. Por isso resolvemos compartilhá-lo com você!

O que são Mapas Mentais

Mapas mentais, como bem diz o nome, são guias físicos ou virtuais que ajudam a nos localizar, a encontrar melhores caminhos e a memorizá-los de maneira mais eficiente.

Seja através de um webinar, aplicativos que ensinam novas línguas ou documentários. Através deles é possível estudar, organizar ideias, produzir textos e conteúdos com muito mais facilidade.

Porfírio de Tiros, filósofo neoplatônico, criou uma classificação lógica conhecida como “Árvore de Porfírio”. Para ele, os conceitos partiam dos mais gerais até os menos extensos, em uma ordem de subordinação. Os mapas mentais funcionam baseados nessa mesma lógica, ou seja, partindo de um tema abrangente para o específico, criando camadas cada vez mais detalhadas.

Árvore de Porfírio

Muito se evoluiu nos últimos anos em se tratando de comunicação através de imagens e suas ferramentas. Recentemente o psicólogo Tony Buzan, autoridade mundial sobre aprendizagem e memória, compreendendo que o cérebro trabalha de maneira mais eficiente quando estimulado visualmente, aprimorou o conceito de Mapas Mentais, disponibilizando muita informação de como usar a imagem para alimentar nossa memória.

Os mapas mentais são gráficos visuais que “imitam” o funcionamento cerebral: partem de um núcleo ou ideia principal e se estendem para os demais assuntos relacionados. São aliados nos processos de síntese e aprendizagem por serem totalmente compatíveis com o funcionamento do “nosso HD” =)

 

Exemplo mapas mentais

 

Como Usar Mapas Mentais para Produzir Webinars

Para criar uma transmissão de sucesso, é preciso ter atenção aos detalhes e conhecer muito bem todas as atividades envolvidas nas etapas de pré, durante e pós webinar.

É aí que os Mapas Mentais entram, podendo nos ajudar a mapear cada tarefa relacionada ao webinar.

Experimente Grátis a Eventials com Todas as suas Funcionalidades Disponíveis – Clique Aqui

Você pode usá-los para:

 

  1. Definir os temas que serão abordados e como eles estão relacionados;

Temas do mapa

  1. Criar o roteiro, o discurso e a apresentação de um tema;

Tema 1

 

  1. Mapear as etapas, ações e respectivas equipes responsáveis pela operação.

Mapa mental completo

 

Conclusão

Se você tem dificuldades de organizar suas ideias e tarefas de forma intuitiva e, não quer mais passar pelo sufoco de não saber exatamente o que fazer quando estiver organizando um novo projeto, então você precisa experimentar os Mapa Mentais. É a nossa dica da vez!

Se você quiser aprofundar seus conhecimentos em Mapas Mentais e ainda entender como usá-los para organizar séries de webinars, sugiro que você baixe o e-book que desenvolvemos em parceria com o time de especialistas da AprendeAí. Com certeza você vai gostar desse materiais.

 

Ebook Como Usar Mapas Mentais Para Produzir Webinars em Série

Leia também