Descubra o que você não deve fazer ao realizar seu webinar

Descubra o que você não deve fazer ao realizar seu webinar

Se você quer investir em webinars, provavelmente deve ter pesquisado e lido materiais sobre a escolha do tema, como deve criar um roteiro, quais são os equipamentos necessários, decoração do ambiente, roupas que deve usar e outros assuntos, certo?

Mas você já sabe o que não fazer em um webinar? 
Mesmo tendo noção do que é importante para transmitir um evento, também é importante ficar atento a inconvenientes que podem atrapalhar sua desenvoltura. Portanto, organize sua agenda e deixe um tempinho para treinar a apresentação, revisar os textos dos slides e testar os equipamentos. 

É melhor prevenir do que remediar” – e, se esse ditado é transmitido de geração para geração, ele tem algum fundamento. Descubra o que não fazer em uma palestra online:

Ler slides

Na Eventials você transmite seu webinar e disponibiliza slides para que o público consiga acompanhar os tópicos da apresentação enquanto você fala. Mas algumas pessoas, às vezes por nervosismo ou por não ter ensaiado o suficiente, acabam se agarrando às telas e lendo o que está nelas. É preciso lembrar que o que você escreveu serve apenas de apoio para lembrar o assunto posterior.

Quando você só lê o que está no slide e não traz nenhuma informação nova, nenhum conhecimento seu, exemplos práticos, pode causar má impressão e levar os participantes a duvidar de seu profissionalismo. 

Muito texto nos slide

É importante se colocar no lugar do participante e pensar na experiência dele durante o webinar. Imagine acompanhar o conteúdo e as dicas que o palestrante está falando e, ainda por cima, uma tela cheia de texto? Confuso.

Simplifique! Deixe apenas o que for necessário nos slides; opte por uma comunicação direta e objetiva. Escrever como se estivesse postando no Twitter é uma técnica e, se for pouco espaço para muita informação, disponibilize um material de apoio para seu público fazer o download. 

Fontes pequenas e cores que não combinam

Novamente falando sobre slides, fique atento ao layout das telas. Escolha cores que combinem e não sejam desconfortáveis para os olhos de quem está do outro lado da tela. A composição do slide é importante e um ponto extra.

Opte por uma fonte visualmente agradável e fácil de ler; a numeração também precisa ser levada em conta. Uniformidade é importante. É melhor investir em uma apresentação simples, com fundo branco e fonte preta, do que usar muitas cores e causar incômodo. Na dúvida, preto e branco é a melhor pedida. 

Falar sempre no mesmo tom

Use a emoção para deixar os participantes atentos. Fale pausadamente e com clareza. Saiba usar a sua voz para mostrar que o assunto daquele momento é importante e requer atenção. Um palestrante que usa sempre o mesmo tom de voz é chato e deixa o público com sono.

Infantilizar o público

Durante o webinar, lembre-se de que você está falando com adultos (na maioria dos casos). Portanto, não infantilize seu público. Estimule as perguntas de forma inteligente, não com “alguém tem alguma dúvida?”. Cuide para não falar o que é óbvio e para não fazer brincadeiras ou usar gírias que não tenham a ver com sua audiência. Bom senso sempre!

Ter medo de ser criativo

Criatividade é fundamental na hora de fazer uma apresentação. Se você acha que deve disponibilizar um material extra, com dicas de filmes e livros para os participantes, faça!
Se deseja interagir com eles de outra forma, faça! Tente, experimente! É a forma como você se relaciona com o público e as experiências diferentes que você proporciona que os levam a lembrar da apresentação e indicar para outras pessoas. 😉

Coloque nossas dicas em prática e desenvolva seus webinars. Estamos torcendo para que seu canal tenha cada vez mais visualizações e que você consiga captar mais clientes. 

Lembre-se de verificar se a internet está funcionando corretamente, se a iluminação está adequada para a transmissão e, em caso de dúvidas sobre equipamentos, em nosso blog você descobre quais são as câmeras e os microfones mais indicados para uma palestra online. 

Boa sorte! 
Sucesso!

Leia também