Dicas de como melhorar seu marketing pessoal

Dicas de como melhorar seu marketing pessoal

Posso lhe contar uma história? Prometo que não vou demorar.

É sobre o Marcelo, um amigão meu que quer porque quer ser promovido, mas não consegue. O pior é que acompanho a trajetória dele há um bom tempo, fomos colegas no ensino médio, estava na turma dele na graduação e o cara é fera mesmo! Ele ganhou um prêmio por um projeto de inovação na universidade e fez uma redação que o levou para Londres! Ele fala quatro idiomas, sabe se comunicar, é proativo, veste a camisa da empresa, é o primeiro a estar no escritório e o último a sair. Os clientes adoram ele e, os chefes, também. Só que…

Bem, aposto que até você gostou do Marcelo e percebeu que ele é um profissional competente e merece um aumento. Mas o Celo tem um problema que o impede de conquistar o que ele quer. O cara simplesmente não sabe se autopromover. Sim, isso mesmo. Os chefes dele nem imaginam que ele é tudo isso e, no fim, passam as oportunidades para outros colaboradores da empresa.

Eu até conversei com meu amigo sobre isso, falei que está na hora de se valorizar, se impor e contar para as outras pessoas o que já fez, mas ele disse que tem medo que o achem um tanto arrogante e “metido”.

Percebi que isso acontece não só com o Marcelo, mas com muitos outros colegas e, confesso que até comigo em muitos casos. Mas como fazer um bom marketing pessoal sem parecer prepotente? Lembrei de um artigo publicado no portal Admnistradores e selecionei algumas dicas para enviar ao Marcelo e a quem mais esteja com o mesmo problema.

Não basta apenas dar o seu melhor na empresa.

É preciso que as pessoas saibam o que você faz e que você seja conhecido por algum ponto específico. Também é importante ter um bom relacionamento com os colegas, já que, se você entende muito sobre determinado assunto e eles souberem disso, vão indicá-lo para outras tarefas. Esteja sempre disposto a aprender e a ajudar; elogie seus colegas, esteja sempre ao lado deles e ajude sua equipe a ter uma boa imagem.

Converse sobre os projetos que você está desenvolvendo no momento.

Peça ajuda se necessário, troque uma ideia com seus amigos e mostre-se entusiasmado com o progresso que está fazendo.

Voltando ao Marcelo, ele sempre foi criativo e muito curioso.

Nunca teve medo de inovar, fazer cursos sobre outras áreas, viajar e assumir outras responsabilidades. E o mais legal é que as pessoas percebem isso. Quando abrimos nosso campo de visão, as possibilidades dobram, ficamos mais produtivos e os chefes percebem.

Conheça a si mesmo.

Quando você sabe quais são seus pontos fortes, falhas e limites, fica mais confiante e pronto para falar sobre si e seu trabalho, se autopromovendo com segurança.

Não tenha medo de falar sobre o que você faz.

Se as pessoas não souberem sobre o seu trabalho, os cursos que têm feito, os lugares que visitou e as experiências profissionais que teve, como você quer conquistar uma vaga melhor?

Lembre-se sempre que a humildade vem em primeiro lugar e que você não sabe tudo. Se disponha a aprender mais e a compartilhar sua bagagem de vida com os demais.

Quando Marcelo leu as dicas, começou a colocá-las em prática no mesmo instante. Lembro de tê-lo encontrado para um café cerca de um mês depois e, para minha surpresa e felicidade, ele havia conquistado a vaga que queria. Seus colegas de trabalho não o viam como um “se achão”, como ele imaginava, pelo contrário, adoravam conversar e aprender com ele. Foi mais uma questão de autoconfiança, de saber o que falar, no melhor momento e para quem falar.

Viu só? Se o Marcelo conseguiu, você também pode melhorar seu marketing pessoal e conquistar voos maiores. O que está esperando para seguir essas dicas? Esperamos poder contar a sua história futuramente. 😉

https://www.eventials.com/software-webinars-capturar-leads/?utm_source=banners-blog-marketing&utm_medium=cpc&utm_campaign=eventials-blog-banner-marketing



Leia também