Webinars: estratégias para divulgar os vídeos e aumentar o número de leads

Uma dúvida sempre presente entre os criadores de webinars é quanto a divulgação das palestras online. Como promovê-las de tal forma que o número de inscritos e leads qualificados aumente e que se tenha sucesso nas vendas de produtos e serviços?

Simples: investindo em estratégias de comunicação nas redes sociais.

E-mail, Blog, Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Snapchat, por exemplo, são plataformas que podem – e devem – ser utilizadas para captar clientes e compartilhar informações. Mas antes que você crie um planejamento, reflita sobre o resultado que deseja obter.

O objetivo de seu webinar é dividir conhecimento? Tornar sua marca conhecida? Ser uma referência na área em que atua? Ou lançar novos produtos? Ao identificar a finalidade de sua apresentação fica mais fácil descobrir quais redes podem trazer mais resultados.

E-mail:

O e-mail costuma ser a ferramenta mais eficiente para divulgar webinars e pode ser usado de diversas formas: inicialmente, para convidar o público e informar o tema, data, hora e quem será o palestrante; para lembrar o interessado sobre a apresentação e, depois, se ele não pôde participar, enviar o link do evento completo.

No assunto do e-mail, procure criar um texto (título) criativo, que chame a atenção de quem estiver lendo. O conteúdo do corpo deve ser direto, com todos dados relevantes para o usuário, mas escreva-os de uma forma convidativa.

Ao realizar seus webinars na Eventials, os participantes recebem um e-mail automático quando efetuam a inscrição e outro próximo da data da palestra, para que ele não esqueça.

Redes sociais:

Dentro do digital existe uma gama variada de redes sociais: Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram, Snapchat… todas podem ser utilizadas, mas pense em uma delas como o principal meio de divulgação de seu webinar.

Leve em conta a mídia em que o público-alvo mais interage com sua marca e direcione seu investimento para os posts que serão publicados nela, dessa forma será possível alcançar mais pessoas e obter mais inscrições e leads.

Crie posts, interaja com seu público com criatividade. Questione, faça enquetes! Essa é uma forma de mostrar seu interesse por ele e, também, de aproveitar as dúvidas que os usuários possuem para criar o roteiro de seu vídeo.

No Facebook, criar e compartilhar a palestra em grupos é uma boa ideia; já no Instagram, vídeos também têm surtido um efeito positivo. Faça um teaser de até 15 segundos contando o que o participante encontrará no webinar – o mesmo também vale para as demais mídias.

No Snapchat e no WhatsApp, invista na criatividade. Envie materiais extras, um áudio de até 3 minutos em grupos do Whats, com alguma informação nova, pode despertar o interesse. No Snap, divulgue os bastidores da criação do webinar, a preparação do roteiro, a escolha do ambiente e etc. Isso gera proximidade.

Ao carregar nas redes sociais o link de sua palestra realizada pela Eventials, ele gerará automaticamente uma imagem miniatura, junto ao título e descrição, facilitando a divulgação.

Landing Pages:

As landing pages são ótimas para a captação de leads. É a partir delas que você conseguirá o endereço de e-mail dos participantes e manterá contato. Ao criar a sua, tome cuidado com o excesso de informações pedidas. Analise quais são os dados realmente relevantes para você: Nome completo, profissão, idade, telefone, cidade, e-mail…

Ofereça algo a mais! Pode ser o acesso a um vídeo de até 5 minutos com uma prévia do webinar, um e-book com informações relevantes, que complementarão ou servirão como uma base para sua apresentação online. Cative seu público! 😉

Na Eventials, a página que o público acessa para se inscrever em seu webinar já é uma landing page. Inclusive, ela pode ser integrada a RD Station, facilitando a captura de leads qualificados. É só definir as informações que você deseja e, depois, usá-las para alimentar seu CRM.

E então, preparado para colocar em prática essas dicas e compartilhar conhecimento pela web? Acesse nosso site, faça um teste e crie seus webinars!

 

Como aplicar webinars na estratégia de Inbound Marketing?

Leia também