O que são Webinars e como usá-los?

Há 48 anos, mais precisamente no dia 20 de Julho de 1969, mais de 500 milhões de pessoas do mundo todo assistiam o comandante Neil Armstrong ser o primeiro homem a pisar na lua. Incrível, não é mesmo? Se você prestou atenção no que acabou de ler, então deve estar se perguntando – Como mais de 500 milhões de pessoas assistiram em suas TVs esse evento transmitido da lua?

Todos somos apaixonados por vídeos. E com o advento da internet, as possibilidade de se comunicar e transmitir conhecimento por esse meio se popularizou bastante.  É aí que entram os Webinars.

O que são Webinars

Webinar, também conhecido em português como webinário, é definido como a abreviação para web-based seminar, ou seja, um seminário realizado em ambiente virtual. Portanto, é uma transmissão de áudio e vídeo que utiliza a tecnologia do “Streaming” como base para realizar apresentações online onde a audiência, usando um computador, tablet ou celular, assistem a palestra ou curso “Ao Vivo” a partir de uma plataforma específica, sem se preocupar com as barreiras geográficas, algo parecido com uma tv só que pela internet e com interação.

 

Eventials

 

Como as transmissões são apresentações “Ao Vivo” torna-se possível a interação dos participantes, acontecendo por meio de perguntas e troca de conhecimento via chat e enquetes. Isso faz dos Webinars uma excelente ferramenta para construir relacionamentos e capturar feedback. As apresentações também podem ser gravadas e arquivadas na própria plataforma ou em sites e blogs para gerar engajamento com leads e prospects.

Faça webinars e atraia leads mais qualificados! Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

Como usá-los

Como Usá-los

 

Muitos profissionais que trabalham com Marketing de Conteúdo adotam os webinars em suas estratégias pois, além do ótimo custo benefício, ajudam a diversificar a estratégia de Inbound Marketing e Branding, auxiliando empresas a tornarem-se uma referência nos seus mercados. Além disso, geram Leads Qualificados e auxiliam na retenção de clientes.

Além da aplicação em ações de marketing, webinars também podem ser aplicados na construção da Educação Corporativa através de treinamentos interativos. Ao disponibilizar o conteúdo online, o colaborador pode realizá-lo quando e onde for mais conveniente e a empresa não precisará se preocupar em reservar um espaço físico ou com o alinhamento de agendas.

Com a crescente demanda para soluções EAD e o aparecimento de novos conceitos como o Microlearning e Fast Training, fica cada vez mais claro que as empresas precisam criar mecanismos de envolvimento com seus colaboradores e stakeholders (pontos de contato) alinhando constantemente a comunicação e facilitando a absorção do conhecimento.

Resumindo, webinars são uma eficiente ferramenta para empresas que querem se auto-promover. Ajudando na visibilidade da marca, gerar leads, treinar clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Permitindo as empresas se posicionarem como uma referência no seu nicho, promovendo produtos e serviços de uma forma personalizada e dinâmica.

Se você conhece outra definição de webinars e quiser compartilhar conosco, basta adicionar um comentário abaixo, vai ser muito bom saber qual é a sua opinião!

 

Qual é a importância do vídeo na estratégia do negócio?

Leia também