Por que você deve investir em treinamentos online?

Todo mundo sabe que gerenciar uma equipe não é um trabalho simples, principalmente em tempos de crise e corte de despesas. É preciso preparo para liderar um time e, ao mesmo tempo, otimizar recursos investidos e eliminar gastos desnecessários. Com isso em vista, muitas empresas passam a não investir no treinamento de seus funcionários – o que, claro, é um grande erro.

É possível, sim, conduzir a tríade pessoas, processos e resultados em harmonia e obter bons resultados mesmo em momentos difíceis. Treinamentos têm o poder de impactar positivamente uma empresa, diminuindo os índices de turnover – rotatividade de funcionários – e de absenteísmo – número de faltas.

Além disso, gestores e funcionários bem treinados se tornam mais engajados, mais satisfeitos e se sentem parte da empresa. O clima no ambiente de trabalho melhora, os talentos são retidos com facilidade e tantos os clientes quando os colaboradores saem beneficiados. Afinal, comunicar, treinar e nutrir as pessoas de informação é o segredo para chegar onde se quer e, por sorte, o online pode facilitar – e muito! – esse processo.

De acordo com a master coach Vanusa Cardoso, “os treinamentos online precisam ser ainda mais criteriosos, assertivos e com métodos que garantam a aprendizagem sem interação do instrutor. Por isso são considerados ainda mais desafiadores de serem criados”.  Ela alerta ainda que, no momento da aplicação, o responsável pela condução deve ter domínio técnico do conteúdo e competências para garantir um bom resultado.

Vantagens de investir em treinamentos online

Praticidade

Em um treinamento presencial, são muitas as demandas: é preciso pensar no tema, reservar espaço físico, testar equipamento de áudio de vídeo, verificar disponibilidade dos colaboradores para a data, pensar no coffee break e, em alguns casos, até contratar um palestrante/comunicador.

Já no ambiente virtual, basta um computador conectado à internet, uma câmera e um microfone. Com a ajuda de uma plataforma especializada, os colaboradores terão acesso às palestras e capacitações em um espaço fácil de utilizar, que se adapta aos sistemas operacionais mais utilizados e a dispositivos diversos.

Economia

Os custos com a manutenção da plataforma e no material disponibilizado são muito menores se comparado a todos os treinamentos presenciais que você terá que organizar sempre que houver mudanças de áreas ou o ingresso de novos colaboradores.

Acelera o processo de aprendizagem

Vídeos online facilitam o treinamento de novos funcionários. Eles podem acessar os materiais armazenados em uma plataforma digital e aprender de acordo com o próprio tempo. Não é preciso investir em um instrutor físico, nem disponibilizar outro colaborador para ensiná-lo; muito menos alugar salas, se preocupar com material impresso e etc. O conteúdo estará lá, pronto para ser visto e revisto pelos novos colaboradores.

Segmentação dos assuntos

Ao investir em um treinamento online você conseguirá segmentar melhor os assuntos de acordo com as áreas de sua empresa. Pode compartilhar informações que lhes auxiliem tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal, mostrando que é possível equilibrar os dois pilares.

Maior controle

Em treinamentos online, os profissionais podem ver e rever quando quiserem e você tem acesso a relatórios com o número de vezes que as aulas foram acessadas e por quanto tempo foram assistidas.
Agora que você já se convenceu que investir em treinamentos online é a melhor estratégia para a sua empresa, tudo que você precisa é de uma plataforma confiável para colocar em prática. A Eventials permite que você realize seminários, palestras e treinamentos de maneira prática e eficiente. Faça o download de nosso e-book e descubra como é possível realizar treinamentos corporativos online, com economia, praticidade e eficiência

Como engajar colaboradores em treinamentos corporativos

Leia também