Saiba o que é e como calcular o ROI no Marketing Digital

Em tempos de crise, prezar por eficiência é fundamental. Em 2015, por exemplo, os desafios do cenário econômico atual contribuíram para gerar um aumento de 15% nos investimentos em marketing digital. Um dos principais fatores para que isso ocorra é, sem dúvidas, o fato de que as plataformas digitais permitem o rastreamento das ações de divulgação realizadas e, consequentemente, um acompanhamento mais aprofundado sobre seus resultados. O ROI, do inglês, Return on Investiment é uma forma de calcular a relação entre lucros e custos de publicidade.

De acordo com o Guia de Estudos da Google, ROI  “é a razão entre os lucros líquidos e os custos. Esta é normalmente a medida mais importante para um anunciante”. Ao ter conhecimento sobre o retorno sobre o investimento conseguimos identificar quais os meios e ações de marketing digital que proporcionam um desempenho melhor dentro de uma determinada campanha. Assim podemos direcionar os investimentos para o que oferece melhor eficiência, conquistando mais resultados com menos recursos.

Por que você deve calcular o ROI?

1 – Para ter mais segurança ao investir em novas estratégias de marketing;
2 – Para pensar ou repensar suas metas de marketing a partir de resultados mais precisos;
3 – Para cortar gastos desnecessários nesta área;
4 – Para identificar o formato de conteúdo, rede social ou ferramenta digital que traz mais retorno para sua marca, campanha ou ação;
5 – Para saber quanto tempo uma ação deve durar para lhe trazer o retorno esperado.

Como calcular o ROI de um webinar?

A fórmula para calcular o retorno sobre o investimento pode variar de acordo com os dados que você deseja obter. Liste todos os custos dos investimentos que fez ou fará e utilize essa fórmula:

ROI = (Retorno – Custo) ÷ Custo

Digamos que você tenha investido R$ 1.000 para realizar um webinar e teve um retorno de R$ 2.500.

ROI = (2.500 – 1.000) ÷ 1.000
ROI = 1.500 ÷ 1.000
ROI = 1,5

Você também pode multiplicar o valor por 100 para dar o total em porcentagem.

ROI = 1,5 x 100
ROI = 150%

Sua margem de lucro ao investir em webinars como uma estratégia para captar leads e aumentar o número de clientes foi de 150%. Viu só como é fácil calcular o ROI?

Tenha em mente que essa métrica não é estável, justamente por estar sujeita às variações de suas vendas.

Dedique um tempo para mensurar o ROI de suas campanhas. Essa prática irá lhe ajudar – e muito – no dia a dia e facilitará suas decisões. Comece a analisar suas ações, bata suas metas e aumente seu lucro!

Leia também