Storytelling: como usar a jornada do herói para criar seu webinar

Storytelling: como usar a jornada do herói para criar seu webinar

O storytelling é uma ferramenta importantíssima para construir uma apresentação e você já sabe disso. Também já descobriu que uma narrativa é capaz de captar a atenção do público com mais facilidade e que mais de 90% dos americanos preferem consumir informações corporativas por meio de postagens criativas e envolventes. Agora só falta descobrir como aplicar essa técnica em seus webinars, não é mesmo?

Existem muitas formas de contar uma história e uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas é a Jornada do Herói. Joseph Campbell, estudioso e pesquisador conceituado em mitologia, mostrou que essa técnica realmente funciona – e fez isso explicando como se deu o sucesso de grandes nomes do cinema, como Avatar e Star Wars.

Sabia que George Lucas teve aulas com Campbell antes de elaborar o universo da franquia? Ele estudou a fundo a Jornada para criar a trama e os personagens. Não foi à toa que Guerra nas Estrelas tenha conquistado um público tão grande.

Agora que você compreende a efetividade dessa narrativa, o que acha de aplicá-la em seus webinars? Descubra como:

O que é a Jornada do Herói?

Segundo Joseph Campbell, a Jornada do Herói, também conhecida como Monomito, é um estilo de narração presente em mitos clássicos de muitas culturas e em histórias sobre Moisés, Cristo e Buddha, por exemplo. Ele mescla arquétipos, conceito junguiano, e os ritos de passagem, de Arnold van Gennep. Sua estrutura é dividida em três atos: partida, iniciação e retorno.

Partida

1 – Mundo comum
Nessa etapa é apresentado o cotidiano do herói, quem ele é, o que faz, onde vive e qual é o problema a ser solucionado – por ele, obviamente.
Como aplicar no webinar: crie sua palestra online provocando o público a refletir sobre determinada situação que gere dúvidas; mostre como você pode ajudar nesse cenário e esclarecer esses questionamentos.

2 – Chamado à aventura
A rotina do herói é quebrada inesperadamente e ele é convidado a agir. Esse acontecimento é o que desperta nele a vontade de ser mais do que um homem comum.
Como aplicar no webinar: defina a abordagem de sua transmissão, o objetivo dele e qual é o “problema” que ele irá resolver.

3 – Recusa ao chamado
O herói não quer se envolver com o problema, não quer ser um herói e encarar tamanha responsabilidade. Diante disso ele decide continuar sua vida normalmente.
Como aplicar no webinar: antes de realmente entrar no assunto de seu webinar, apresente visões que vão contra suas defesas, dessa forma você conseguirá desconstruir barreiras ao longo da transmissão.

4 – Encontro com o mentor
Alguém mais sábio entra no caminho do herói e o ajuda nessa transformação de homem comum para alguém que pode ajudar os demais ou o herói encontra uma situação que o força a tomar uma decisão.
Como aplicar no webinar: aqui você pode encontrar autores, teorias e outros materiais que possam embasar seus argumentos.

Faça webinars e atraia leads mais qualificados! Experimente a Eventials gratuitamente! – Clique Aqui

Iniciação

5 – Cruzamento do limiar
Na primeira parte da iniciação o herói ingressa em um novo mundo e essa decisão pode ser motivada por fatores diversos. Ele aceita deixar seu mundo para trás e escolhe ser um novo alguém.
Como aplicar no webinar: depois de introduzir o tema de seu webinar vá direto ao foco do problema e, de forma direta, mostre seu objeto de desejo.

6 – Testes, aliados e inimigos
A maior parte da narrativa se desenvolve nessa fase. Ele passará por testes físicos, espirituais e emocionais; obterá ajuda de aliados de forma esperada ou inesperada e terá que enfrentar os inimigos.
Como aplicar no webinar: exemplifique, demonstre as variáveis do problema, como o público pode utilizar as soluções que você propôs. Esse é um bom momento para se posicionar frente aos concorrentes.

7 – Aproximação da caverna
Aqui o herói se aproxima do objetivo de sua missão, mas o nível de tensão aumenta e o futuro é impreciso.
Como aplicar no webinar: Deixe os participantes ansiosos para descobrirem como você irá ajudar a solucionar seus problemas. Aqui a teoria e a prática devem convergir.

8 – Provação
O herói enfrentará seu maior medo, podendo ser a própria morte, e descobrirá que a situação pode ser controlada.
Como aplicar no webinar: Ressalte seu objeto de desejo, esclareça seus argumentos e, se necessário, faça uma apanhado geral.

9 – Recompensa
Depois da provação máxima o herói consegue, enfim, conquistar a recompensa.
Como aplicar no webinar: reforce o valor do que você apresentou para os expectadores.

Retorno

10 – Estrada de volta
O herói então decide voltar para casa e precisa encontrar seu caminho de volta.
Como aplicar no webinar: abra espaço para questionamentos ou preveja e responda as principais dúvidas dos participantes.

11 – Ressurreição
A segurança pode ser ameaçada novamente e ele ser acionado mais uma vez.
Como aplicar no webinar: achar as respostas aos questionamentos defendendo as ideias propostas durante o webinar.

12 – Retorno com elixir
A história então é finalizada e o herói volta para seu mundo, mas transformado devido aos acontecimentos que vivenciou.
Como aplicar no webinar: permita que a plateia reflita acerca do conteúdo, questione-os e deixe-os curiosos com os próximos webinars que estão por vir.

Viu só? Depois de conhecer a Jornada do Herói e descobrir como é possível aplicá-la em um webinar fica mais fácil criar boas apresentações e chamar a atenção de seu público-alvo. Aplique a técnica e nos conte como foi essa experiência. Conte com a Eventials para ter sucesso e divulgar sua marca!

 

 

Como aplicar webinars na estratégia de Inbound Marketing?

Leia também