Webinars ou Facebook Live: qual escolher?

Em setembro de 2015, Mark Zuckerberg surpreendeu a todos ao apresentar a nova ferramenta de sua rede social: o Facebook Live. Ao perceber que os usuários estavam assistindo a mais de 3 bilhões de vídeos por dia, o CEO investiu no formato e previu que em 2020 ele será o principal modo para se compartilhar conteúdo no Facebook.

O que você, que utiliza webinars para aumentar suas vendas, pode esperar disso? A estratégia do Facebook nada mais é do que aproveitar a onda dos vídeos online para torná-los mais acessíveis às empresas. O serviço permite que, a partir de um smartphone, qualquer usuário ou Fanpage, transmita um evento ao vivo, notificando automaticamente seus seguidores.

Seria essa uma forma mais fácil para alcançar seu público-alvo? Tudo depende do seu objetivo. Antes de migrar para esse modelo você deve identificar quais são as pessoas que deseja impactar e como as informações serão veiculadas para elas. Lembre-se que os que utilizam a rede tendem a ser consumidores e não empresas. Será que eles são mesmo os clientes que sua marca quer atrair?

Os usuários do Facebook agem como consumidores; a forma como interagem com o conteúdo em vídeo na rede social é diferente da interação com um webinar, já que nesse caso a apresentação online não precisa competir com postagens de outras empresas e do próprio círculo de contatos do participante, por exemplo.

A duração de uma transmissão pelo Facebook Live geralmente é menor e precisa cativar logo de início o espectador. Justamente por competir com outras informações, o conteúdo precisa ser bom e o smartphone deve ter uma ótima qualidade, pois dependendo do aparelho o vídeo ficará instável, com som baixo e uma imagem não tão boa quanto a de uma câmera profissional, geralmente utilizada em webinars.

Atraia leads qualificados! Teste a Eventials gratuitamente! – Clique aqui

Quando são vídeos dos amigos, notícias e afins, os usuários não ligam tanto para a qualidade da imagem, agora, quando se trata de uma marca, esperam por uma boa produção, algo que traga credibilidade, que mostre que podem confiar no produto.

Fora que dentro da rede social os vídeos online ao vivo são mais difíceis de serem analisados, saber quantos assistiram à transmissão pelo Facebook e por quanto tempo, diferentemente de um webinar tradicional, em que você tem acesso a um relatório.

Muitas empresas já perceberam a importância do vídeo em uma estratégia de negócio e estão investindo no formato, mas de forma profissional, utilizando uma plataforma que auxilia na captura de leads, que oferece relatórios completos, enviam lembretes aos participantes, como a Eventials.

Isso não significa que você não pode utilizar as redes sociais para divulgar seus webinars. Como já abordamos, Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram, por exemplo, são ferramentas que podem lhe ajudar a aumentar sua audiência e, consequentemente, mais pessoas saberão sobre sua marca.

Há uma forma de utilizar o Facebook Live combinado ao webinar, sabe como? Faça uma transmissão teste, pequena, que introduza o conteúdo de sua palestra e, depois, disponibilize o link para que os participantes se inscrevam e continuem consumindo seu conteúdo.

E, lembre-se: para criar webinars com qualidade e facilidade, conte com a Eventials!

Nossa plataforma possui recursos variados para lhe ajudar na captação de leads, em treinamentos corporativos, transmissões de eventos e na organização de tutoriais e cursos online. Faça um teste! 🙂

 

Sua empresa precisa ter um canal de vídeos online.

Leia também