10 Métricas para Webinar B2B

Se você ainda não incluiu webinars em sua estratégia de marketing digital ou eles ainda não fazem parte de um funil de vendas da sua empresa, você está perdendo uma oportunidade de estender o alcance promovido pelo próprio usuário através de atividades que te promovam.

O que você verá nesse post:

  • Top de 10 principais métricas
  • CTR x Número de inscrições
  • Custo do webinar
  • Taxa de Retenção do Webinar
  • Ao vivo X Gravado
  • Engajamento durante o Webinar
  • Feedbacks da audiência
  • Taxa de Conversão
  • ROI do Webinar
  • Retenção Pós-webinar
  • Brand Awareness

Diferente de outras vertentes de conteúdo de marketing que são monólogos feitos por uma empresa, um webinar permite diálogo entre negócios e audiência. O assunto é direto com o target. Você pode usar webinars para anunciar novas features, produtos, serviços e discutir o que a audiência quer ou tem dúvida.

Além disso, webinars aumentam a vida útil de um conteúdo e oferecem melhora no brand da sua empresa. Agora que você já entendeu o quão importante é usá-los na estratégia de marketing, entenda como ele pode favorecer o engajamento entre B2B.

Comece agora sua versão trial da Eventials!


10 PRINCIPAIS MÉTRICAS


CTR x Número de inscrições

Acompanhar e engajar com a sua audiência quando eles logarem em seu webinar é, definitivamente, uma das principais métricas de sucesso do seu webinar.

Mas lá vai uma dica: se você sentir que o seu CTR está alto, e o número de inscrições está baixo, você talvez vá querer rever algumas coisas, como por exemplo:

  • A landing page de inscrições está com o CTA correto?
  • O CTA está claro e bem destacado?
  • A copy está concisa?
  • A copy passa a essência completa do seu webinar?

Essas métricas são as mais importantes quando falamos de webinar, então tenha certeza que está mensurando tudo corretamente!

E como esses dados podem ajudar? Bom, eles estão aqui para te mostrar:

  • Número de participantes X número de inscrições
  • A efetividade de inscrições através da landing page
  • O valor de propósito do seu webinar para o seu cliente B2B

Há um padrão que diz que se seu CTR é menor que 25%, você deve reconsiderar o tema e a landing page de seu webinar, pois podem estar desconexos com sua audiência.

Lembre-se, esses números vão ajudar a determinar seus próximos webinars e determinar as ferramentas certas para divulgação que você deve usar.

Para bombar a fase de inscrição de seu webinar via campanha, veja algumas coisas que você pode incluir no processo:

  • Clareza em seu conteúdo: Assegure que sua landing page menciona claramente palestrantes, painéis, o formato do webinar e os conteúdos abordados. Se posicione como um expert sobre os assuntos!
  • Social Media: Promova seu webinar nas principais redes sociais (não esqueça o LinkedIn!). Gere valor no conteúdo proposto (e porque sua audiência precisa ouvir o que você tem a dizer) e escolha a audiência certa.
  • Promova: Use o Facebook Ads e Google Ads para acertar o público ideal
  • E-mail Marketing: Use campanhas de e-mail marketing sem dó e alcance potenciais clientes que poderão compartilhar seu evento

Aprenda a divulgar e engajar seu webinar com a Eventials

Custo do webinar

Os Webinars possuem um ótimo custo-benefício em uma campanha de marketing, mas, este valor pode sair caro se não planejado de forma correta.

Quando mensuramos o custo de um webinar, devemos acompanhar de perto os custos que envolvem as atividades promocionais e marketing de busca ou ferramentas online que estão sendo usadas. Além disso, você também deverá se atentar para:

  • Qual o custo por inscrição de por canal?
  • Qual o custo por inscrição por audiência segmentada?

Com o tempo e com a rotina de follow-up pós-webinar e nutrição de leads, você será capaz de determinar o custo por MQL, SQL, leads qualificados, Oportunidade de vendas, vendas realizadas, entre outras métricas.

Taxa de Retenção do Webinar

Com webinars substituindo eventos presenciais e aproximando comunidades, é mais importante que nunca mensurar a taxa de retenção de um webinar. Afinal, você não quer que sua audiência abandone sua transmissão, certo?

A taxa de retenção de um webinar indica o quão seu conteúdo, investimentos e palestrantes estavam atrativos.

Para turbinar a média de visualizações, tente ao longo da transmissão engajar com seu público através de chat, enquetes, Q&A.

Por exemplo, se você está apresentando um webinar educacional, use enquetes que ajudarão você a entender quem está prestando atenção e absorvendo as informações principais sobre o tema, ou, você pode usar a ferramenta para pressionar a audiência a responder rapidamente determinadas questões.

Ao vivo X Gravado

Se seu webinar ao vivo teve baixa aderência do público, isso não significa que seu conteúdo estava ruim. Hoje em dia, muita gente prefere ver um conteúdo gravado em outro dia ou horário.

O conteúdo gravado é acessível e recomendamos rastrear quantas pessoas assistiram a gravação.

Engajamento durante o Webinar

Uma das maneiras mais efetivas de mensurar o sucesso do seu webinar é coletar feedback da audiência.

Para começar, você pode montar uma enquete perto do final da transmissão. Há também a possibilidade de enviar questionário de satisfação mais detalhado onde pode-se abordar qual a parte os participantes gostaram, qual parte acharam útil e também, se o conteúdo estava de acordo com expectativas.

Para fazer um questionário, recomendamos que este seja curto, algo que leve em torno de 5 – 7 minutos para responder. Você pode aproveitar as respostas e gerar novos temas para futuras transmissões.

Feedbacks da audiência

Uma audiência engajada é uma audiência feliz!

Usar as ferramentas interativas na plataforma escolhida para realizar seu webinar, irá ajudar a turbinar seu engajamento durante a transmissão.

Uma vez que o webinar se encerra, confira quantos participantes participaram ativamente das suas enquetes, Q&A e quando o fizeram. Isso ajudará você a entender os drop-offs, ou, o que fez a audiência permanecer e engajar.

Taxa de Conversão

Uma das métricas mais centrais é a taxa de conversão. Através dela é possível determinar o quão qualificado estão os leads que seu webinar gerou.

Não confunda com o CTR x Inscrições que citamos previamente (que é uma métrica de topo de funil). Esse número ajudará a calcular os leads que estavam prontos para realizar a conversão durante ou pós-webinar.

Esse número pode variar de uma indústria para outra, podendo ser menor que 20% e maior de 60% observando a taxa de engajamento, o pitch de vendas usado durante o evento e o webinar em si.

Um lembrete: Esse número não é o ROI do seu webinar. ROI consiste basicamente em reais gastos X reais ganhos, isso é mais do que a porcentagem de uma conversão. Entretanto, essa média dará uma ideia mais abrangente sobre a estratégia de vendas que você pode abordar em outras transmissões.

ROI do Webinar

O objetivo final de um webinar pode variar de um para o outro, mas em um consenso geral, quantificar a receita gerada é, talvez, a métrica mais importante de qualquer transmissão ou evento que se faça.

Para essa mensuração, você terá que acompanhar os negócios que foram fechados devido ao seu webinar e os potenciais clientes que interagiram durante a transmissão. Você também deve levar em consideração os esforços de marketing feitos para o webinar.

Para mensurar seu ROI, você precisa acompanhar alguns KPI’s necessários como:

  • Participação
  • Engajamento da audiência
  • Leads
  • Vendas e Receita
  • Quantas pessoas aceleraram a jornada de compra do cliente

Retenção Pós-webinar

Se seu conteúdo é evergreen, você pode continuar promovendo seu webinar para obter mais inscrições. Essas inscrições irão definir as métricas de desempenho geral do seu webinar.

Não sabe o que é um conteúdo evergreen? Clique aqui para aprender mais sobre!

Brand Awareness

Chegamos na métrica que é, talvez, a mais difícil de se obter.

Ela continua sendo uma das métricas mais populares para medir o sucesso de um webinar B2B.

Enquanto o jeito mais popular de conseguir metrificar seja o acompanhamento das redes sociais, você também pode configurar o Google Alerts e Trends para mensurar as menções de seu webinar.

Se você quer aprofundar mais sobre esses dados, aqui vão algumas dicas:

  • Adicione botões de “compartilhar” em sua landing page de inscrição
  • Peça aos participantes para que promovam seu webinar via fotos nas redes sociais, de preferência com uma hashtag criada para o seu webinar e ofereça brindes.

Descubra como é fácil realizar seu webinar na Eventials!

Resumindo, enquanto você puder obter métricas que se adaptem melhor aos seus objetivos e metas, há alguns padrões nos quais você pode começar a utilizar em seus webinars. Essas métricas ajudarão a melhorar sua estratégia para suas transmissões e continuar a produzir mais webinars de sucesso que vão te aproximar e alinhar com sua audiência.

Leia também