8 dicas de como fechar seu webinar com criatividade e fisgar o público

Quando preparamos um webinar nos preocupamos com diversos pontos: tema, duração da palestra, equipamentos a serem usados e o cenário do vídeo. Pensamos até na roupa que iremos vestir, mas esquecemos de algo muito importante para uma apresentação online: o fechamento.
A conclusão é tão importante quanto a introdução em uma videoconferência. Dizer “Então é isso, pessoal. Obrigado e até a próxima!” pode até ser o jeito mais fácil de se despedir do público, mas não é a forma mais adequada. Por quê?
Porque no fechamento você deixa sua última impressão aos participantes e é preciso manter a reputação. Se você impressionou no início e desenvolveu bem o assunto, deve continuar no ritmo e concluir o tema com criatividade, estabelecendo um vínculo futuro com quem o assistiu. Ali estarão suas últimas palavras, as principais dicas; um “refresh” do conteúdo, informações que tendem a fixar melhor na mente das pessoas.
É importante caprichar. Surpreender. Não basta esperar o diretor dizer “AÇÃO!”, começarmos o show e improvisarmos o grand finale.
Por isso preparamos 8 dicas de como fechar seu webinar e fisgar seu público. Confira:

1 – Sem perguntas ao final do vídeo:

Nem pense em deixar o final da palestra online para responder dúvidas. Ao responder seu público ao longo da apresentação você terá mais facilidade para elaborar uma resposta convincente, que supra o questionamento do participante. Aproveite o envolvimento das pessoas! Isso desperta ainda mais o interesse delas e mostra que você está aberto a conversar e trocar conhecimento.

2 – Bom humor:

Se o assunto abordado for mais sério, se possui muitos dados e números, nada melhor do que descontrair os participantes. No final do vídeo, brinque! Faça uma piada que envolva o assunto; uma imagem engraçada, até mesmo uma frase. Com isso você ganha a atenção, diverte e pode ser lembrado como um palestrante que tem conteúdo e que também sabe rir. Também preparamos um post sobre esse assunto.

3 – Citações:

E, por falar em frases, o que você acha de fechar a apresentação com uma citação de impacto? Daquelas que ficam ecoando por horas depois do webinar ter acabado? Escolha autores que tenham a ver com o assunto abordado; frases que despertem a curiosidade e que estimulem o raciocínio. Com certeza você será lembrado. 😉

4 – Contar uma história:

Quem não gosta de ouvir uma boa história? Contar um “causo” é uma forma de se aproximar do público, ganhar sua atenção, informar, entreter e fixar o conteúdo. Crie empatia! A história não precisa ser longa, mas ela deve sintetizar e exemplificar o que você falou ao longo da palestra. Pode ser algo real, que aconteceu com você, ou algum case de mercado. Você escolhe! Nossa série de postagens sobre como usar o storytelling para criar webinars irá lhe ajudar!

5 – Call-to-action:

O que você deseja que as pessoas façam depois de assistir à palestra? Que elas acessem seu site e comprem um produto; que elas comprem seus livros para estudar mais o assunto; que elas participem de um evento? Qual é o seu objetivo com ela? Em cima disso prepare o final com um comando que leve o participante a realizar a ação desejada.

6 – Relembrar o conteúdo do webcast:

Outra forma de concluir é fazendo um apanhado dos tópicos apresentados no vídeo. Faça de uma forma simples, reforçando os principais conceitos abordados.

7 – O que mais você tem a oferecer?

E se depois de assistir ao webinar, o usuário também tivesse acesso a um material exclusivo? E-books, descontos, brindes, entre outros? Assim você conseguiria captar leads e estabeleceria um vínculo externo com quem se interessa pelo assunto.

8 – Surpresa!

Dentro do assunto abordado, pense em uma forma de surpreender o público. Você dança? Canta? Toca algum instrumento musical? Faz mágica? Aqui é preciso soltar a criatividade e pensar fora da caixa. É uma forma de ser lembrado e referenciado.
Coloque essas ideias em prática e crie seus webinars na Eventials!
Em nossa plataforma você não sofre com limite de participantes e organiza suas apresentações com facilidade.
Qual é a importância do vídeo na estratégia do negócio?

Leia também