Como definir um título envolvente para o meu webinar?

O webinar é uma forma de atração e retenção de leads que pode alavancar seus negócios, desde que seja feito de forma adequada. Porém, é normal que na produção de webinars, você fique sem ideias na hora de definir um título que garanta um alto CTR.

Conversando com Caio Nogueira, co-fundador da UpSites, empresa de criação de sites e consultoria SEO, elaboramos algumas técnicas para quem quer saber como definir um título envolvente para o seu webinar.

Em primeiro lugar conheça bem o segmento de sua audiência para gerar conexão. Entenda o que seu espectador precisa, de que região ele é, seus hobbies, qual sua profissão etc. Assim você poderá responder à dúvida exata dele.

O segundo passo é definir em qual parte do funil de vendas seu webinar está.

Se ele for uma transmissão de topo de funil, por exemplo, em que os espectadores ainda estão descobrindo o problema deles, um título que fale imediatamente do seu produto/serviço (que eles ainda não conhecem) provavelmente não vai atrair a atenção de quem lê.

Algumas estratégias para definir o título do seu webinar

Agora veja algumas técnicas que são usadas em webinars de sucesso. Todas podem ser usadas unicamente ou em conjunto com outras, de acordo com a necessidade da sua audiência.

Método AIDA

Sendo uma das técnicas mais usadas, o acrônimo AIDA significa:

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação

Ela explica os passos que um indivíduo segue até tomar uma ação, ou seja, o AIDA pode ser usado na elaboração dos títulos para facilitar a jornada da ação.

O ciclo funciona da seguinte forma:

  1. Você precisa despertar a atenção da audiência. Para isso, use uma palavra ou termo que imediatamente o faria parar o que está fazendo para ler o título. Pense como sua audiência;
  2. Agora desperte o interesse. Uma forma de fazer isso é fazendo uma promessa, mostrando um benefício que o seu público gostaria de ter em troca de assistir ao webinar..
  3. Faça sua audiência desejar assistir ao webinar a qualquer custo. Uma dica é criar um senso de urgência mostrando que se ela não assistir naquele exato momento ela tem muito a perder.
  4. Agora que a pessoa está determinada a assistir ao webinar, dê a ela o ponto de ação. Deixar um “botão para a ação” acessível e objetivo é o ponto certo para não perder seu público por distração.

Faça perguntas

Na era com informações em todos os lugares, o nosso cérebro está cada vez mais ansioso por respostas diretas. Por isso, um gatilho mental é usar expressões como:

  • Por que…
  • Como fazer…
  • Quando usar…
  • O que fazer…

Entre outros termos de perguntas diretas.

Essas expressões dão a sensação de que ali haverá um guia objetivo e completo para o problema do seu público, o que vai aumentar seu CTR.

Seja específico

Seja o máximo específico possível para criar identificação com o espectador e mostrar que você irá responder exatamente o que ele precisa.

Compare os exemplos:

  • “Aprenda a aumentar em 150% as vendas no seu salão em apenas 7 dias”
  • “Aprenda como aumentar suas vendas”

A segunda frase é genérica e ao tentar abranger tudo, acaba não falando com ninguém.

O primeiro título não só dá mais credibilidade ao autor do webinar (mostra que ele entende os detalhes do assunto), como pode gerar um lead mais qualificado.   

Use enumerações

Para essa técnica, liste coisas que mostrem à sua audiência que ela pode aprender algo de diversas formas diferentes. Mas lembre-se de ser específico. Entre “9 formas de ganhar dinheiro durante a maternidade” ou “9 formas de ganhar dinheiro”, um público formado por mães provavelmente clicará no que causa mais identificação.

Essas foram algumas dicas, se você ainda tem alguma dúvida sobre como definir títulos envolventes para o seu webinar, então deixe seu comentário!

Leia também