Conheça diferentes tecnologias que facilitam o trabalho remoto

Os últimos meses têm sido de desafio para empresas de diversos setores. Neste período, um dos maiores deles é a organização de ferramentas e tecnologias de força de trabalho. Este é um aspecto importante já que reflete a maneira como a empresa pensa, investe e combina tais elementos.
Ao redor do mundo, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, acompanhamos de perto a utilização em massa de ferramentas de videoconferência. Isso fez com que fosse necessário investir mais em segurança de dados e na adoção de softwares de acesso remoto. Como resultado, muitas empresas puderam garantir que seus colaboradores se mantivessem produtivos e protegidos, mesmo trabalhando de qualquer ponto do globo.
Quais são as tecnologias indispensáveis para o trabalho remoto?
Conforme sua área de atuação, cada empresa pode precisar de diferentes ferramentas. De modo geral, equipamentos, conexão à internet, programas de videoconferência, armazenamento em nuvem e ferramentas para gestão de pessoas e de resultados são essenciais. Saiba mais um pouco sobre eles:
Equipamentos:
Estes são elementos necessários para que seus colaboradores exerçam suas funções. Os equipamentos podem incluir computadores, HDs, mouse, teclado, smartphones, monitores e impressoras. Em muitos casos, é recomendado ceder um computador exclusivo para fins profissionais a fim de proteger informações e dados relevantes.
Conexão com a internet:
Garantir que seus funcionários tenham uma conexão estável com a internet é fundamental para a realização do trabalho remoto. Isso se deve ao fato de, em 2018, cerca de 50% das residências no Brasil não terem acesso à internet. Por isso, o colaborador precisa contar com esta ferramenta para desempenhar seu papel.
Programas de videoconferência:
A presença física foi substituída, à força, pela virtual. Com o passar do tempo, esta passou a ser encarada com naturalidade e, para alguns, com preferência. No entanto, é preciso garantir que sua empresa conte com uma plataforma segura e especializada para realizar videoconferências. Desta forma, você poderá organizar reuniões regulares, alinhamento de expectativas, feedbacks ou até mesmo conversas informais.
No entanto, é bom estar atento à duração dessas reuniões. Você poderá observar o interesse da equipe e ajustar tais encontros para que não se tornem muito longos e exaustivos. Seus colaboradores são o melhor termômetro para definir a periodicidade e a duração das videoconferências.
Armazenamento em nuvem:
Apesar de não ter sido criada exclusivamente para o trabalho remoto, a nuvem é uma ferramenta que facilita o acesso a dados e informações. O armazenamento e a transmissão de dados através deste método não depende de um HD ou pen drive físico.
O armazenamento em nuvem permite que seu colaborador trabalhe de onde quiser com proteção de dados e documentos importantes.
Ferramentas para gestão de pessoas e de resultados:
Uma vez que sua equipe esteja enquadrada no trabalho remoto, são recomendadas tecnologias que permitam a gestão de pessoas. É preciso confiar nos seus colaboradores, focar em resultados e cumprir metas. Tais ferramentas podem ajudar a manter sua equipe atenta e direcionada conforme os objetivos da empresa.
O trabalho remoto pode ser naturalizado nos próximos anos. Por isso, adequar-se a diferentes tecnologias que facilitem este tipo de trabalho se torna primordial. Sua empresa já conta com um programa de videoconferência? Fale conosco e saiba como a Eventials pode solucionar seus problemas.