Gerando conteúdo em vídeo: confira dicas valiosas

Produzir conteúdo online em vídeo é uma ótima opção para compor uma estratégia de marketing, gerando boas taxas de ROI. O marketing B2B se caracteriza pelo conteúdo direcionado para executivos e influenciadores e é um dos que mais tira vantagem desta ação. Isso acontece porque, atualmente, a audiência de vídeos online é inegável para o marketing digital, seja pessoal ou para empresas e serviços.
Os vídeos são ferramentas que ajudam a aumentar as vendas e a conversão, além de desenvolver autoridade digital. Como consequência, faz com que o público confie na sua opinião, gerando ainda mais engajamento. Para obter os melhores resultados, é preciso investir em planejamento e técnicas para utilizar os vídeos corretamente. Confira abaixo algumas dicas valiosas para gerar conteúdo em vídeo:
1 – Alinhe as necessidades da empresa às do público
Durante o planejamento, avalie os temas mais interessantes dentro da sua área de atuação. Estes temas devem ter grande repercussão diante do seu público, de forma a ir ao encontro do que as pessoas buscam. Sendo assim, durante o vídeo, solucione possíveis problemas que podem ser enfrentados pela sua persona, aproximando-se dela. O intuito é fazer com que sua marca seja relacionada à solução destas questões, sendo considerada a melhor opção.
2 – Seja claro e criativo
Passe sua mensagem com um linguajar simples, de modo que seu público o compreenda por completo. Respeite as experiências de cada um, bem como o ritmo do seu público, evitando termos rebuscados ou técnicos que sejam desnecessários. Além disso, use a criatividade para impactar positivamente seus espectadores, tornando seu vídeo diferente dos demais. As chances do seu material viralizar são enormes, o que aumenta ainda mais o engajamento com a marca.
Guia de treinamentos Corporativos
3 – Mantenha uma frequência de postagens
É importante manter-se presente, à vista do seu público. Para isso, poste seus conteúdos periodicamente. Sua marca será mais reconhecida a cada nova publicação, criando uma relação de confiança entre ela e seus espectadores.
4 – Publique nas plataformas principais
No caso de vídeos, o conteúdo pode ser publicado em diferentes mídias sociais, como YouTube, Facebook e IGTV. Se ainda não tiver, crie uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram. A partir da publicação, utilize outros canais da empresa para divulgar o vídeo, como blogposts e postagens no feed do Instagram.
5 – Use diversos formatos
Os webinars, ou seminários virtuais, despertam a atenção e permitem a interação do público com o palestrante. Aliados a materiais como e-books, blogposts e postagens nas redes sociais, possibilitam uma infinidade de conteúdos, gerando novos leads e engajamento.
Você pode convidar especialistas para falar sobre características do seu produto ou serviço, gerando conscientização. Nesses casos, como uma estratégia para o topo do funil, os vídeos devem ser curtos, facilitando o consumo e o compartilhamento.
Tutoriais sobre o uso dos seus produtos permitem um maior contato entre estes e seus possíveis consumidores. Aproveite estes vídeos para demonstrar recursos e funções abrangidas pelo que você está oferecendo.