Marketing de Conteúdo: como inovar através da Estratégia

Marketing

Sabemos que a internet tem transformado nossas rotinas e hábitos. Por isso, cada vez mais as empresas têm compreendido a importância de estar no meio digital e de criar conteúdos relevantes para atingir o público alvo.

O Marketing de Conteúdo, possui o objetivo de aproximar o cliente do seu negócio. Apesar dessa estratégia ter ganhado popularidade agora, não é um método recente. 

Ela já existe há muito tempo, antes mesmo o surgimento da internet, podemos ver suas primeiras manifestações em 1885, quando John Deere, ferreiro americano, criou a revista “The Furrow”, com objetivo de compartilhar dicas atualizações sobre a área.

Atualmente, o Marketing de Conteúdo, tem sido uma ferramenta essencial para a sobrevivência de diversos negócios, principalmente, em tempos de crise.

O grande objetivo do Marketing de Conteúdo é educar o cliente a fechar negócio com você.

O tal do Marketing de Conteúdo

Você já sabe que é extremamente importante criar conteúdos relevantes, ainda mais em dias em que a internet é vista como uma fonte de respostas. 

“Dá um google”, tornou-se parte da rotina de todos, afinal, a maioria da população humana está conectada. E com o avanço da tecnologia, podemos acessar informações do mundo inteiro de qualquer lugar.

Por isso, independente do ramo e setor do negócio, o marketing de conteúdo é uma estratégia capaz de abrir portas para novas oportunidades.

Ela se aplica a diversas áreas, desde a agência de Marketing até clínicas odontológicas.Por exemplo, caso uma pesquise por clareamento dental valor, implante de dente valor ou quanto custa um implante dentário, ela procura respostas de especialistas na área. E é nesse momento, que a clínica pode aplicar a estratégia.

Porém, um texto bem produzido pode até atrair um número elevado de tráfego, mas isso não é sinônimo de que terá o mesmo resultado quanto à conversão.

Por isso, além de saber como funciona um estratégia de Marketing de Conteúdo, é preciso saber inovar na área.

Saber quais são os melhore métodos que farão que o o seu conteúdo chegue até o público, e quais são as técnicas  que faça com que a mensagem seja bem recebida pelo usuário.

Formatos de Conteúdo

Como falamos anteriormente, o marketing de conteúdo vai muito além do que apenas escrever textos para o blog.

Para uma boa estratégia, é preciso usar um conjunto de formatos que sejam atraentes para o usuário.

Os blog posts são eficientes, mas dependendo do público é preciso inovar e alternar com outros formatos de conteúdo, como:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Videocasts;
  • Podcasts.

Como conseguir novas idéias de conteúdo?

Se você produz conteúdo, provavelmente já se deparou com o famoso “bloqueio criativo”. Depois de tanta pesquisa e textos, o cérebro parece entrar em um estado de transe e estagnar nisso por um bom tempo.

Para alguns, isso pode ser simplesmente desesperador, mas não se preocupe. Trouxemos algumas dicas valiosas que podem te ajudar a “desbloquear”.

Veja agora!

Use os blog gringos como referência

Primeiramente, precisamos de referências. Acompanhar blogs internacionais do mesmo segmento, permite que você amplie diversas abordagens e interpretações de um mesmo assunto, tanto sobre o conhecimento, quanto no quesito estética.

Vale mencionar que, não estamos falando para dar um “Ctrl C e Ctrl V” e assinar embaixo, de forma alguma, mas tentar extrair aquilo que você ache interessante e se inspirar neles.

Converse com outras pessoas

Procure ter contato com outra pessoas da mesma área ou até mesmo de outros setores. Não apenas de empresas diferentes, mas dentro da própria equipe. Conversar com pessoas que lidam direto com o público final, ver quais são suas maiores dificuldades no atendimento ou quais são as dúvidas mais frequentes.

Conversar com líderes de outros setores pode ser extremamente enriquecedor e te render diversas idéias.

Fique de olho na concorrência

A concorrência também pode ser uma boa fonte de novas idéias. Procure saber o que elas estão fazendo, como interagem com o seu público, e como apresentam os seus conteúdos.

Por exemplo, caso o seu blog seja sobre odontologia, você pode observar como eles abordam o assunto sobre extração de dente, por exemplo. 

Você deve encontrar as deficiências e os pontos fortes, para que possa explorá-los, criando um conteúdo ainda melhor.

Novamente, vale lembrar que referência não é cópia. Por isso, não copie textos, trechos e nem imagens. Além de ser ruim para a sua imagem, o seu blog pode sofrer penalizações e até ser excluído.

Para ter resultados ainda melhores

Recicle conteúdos

Uma dica muito útil e que pode ser otimizar o tempo, é reaproveitar materiais que já foram publicados.

Por exemplo, um série blog posts podem virar um e-book ou um podcast. Ou, um ebook pode virar uma série de vídeos com dados atualizados.

Não há limites, seja criativo e estratégico!

Atualize conteúdos publicados

Outra dica que pode impulsionar os resultados de um blog post antigo, é sempre mantê-lo atualizado.

Marque uma data em sua agenda apenas para revisar os post anteriores, confira os links, atualize as informações e se possível incremente com um vídeo, um infográfico ou até mesmo com um podcast sobre o assunto.

Isso irá potencializar os resultados de um texto já publicado.

Invista em uma produção de qualidade

Além de, ter um conteúdo rico, é preciso ter elementos que possa atrair o leitor. É comprovado que conseguimos compreender melhor quando associamos a uma imagem.

Por isso, invista em infográficos, imagens explicativas, gráficos e fotos com boa qualidade. 

Atualmente, é possível encontrar diversas ferramentas online de fácil manuseio, em que é possível criar peças com infográficos com alta qualidade e sem precisar de um design gráfico. Além disso, existem inúmeros bancos de imagens gratuitos.

Saia da caixa

Sabemos que o segredo de uma boa estratégia é a constância, mas isso não significa que a qualidade e a inovação devem ser deixados de lado.

Utilize as dicas que te apresentamos, verá que é possível otimizar o tempo e criar conteúdos cada vez mais atraentes e diversificados.

Agora está na hora de colocar a mão na massa e dizer “adeus” ao bloqueio criativo!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Clínica Ideal.

Leia também