Como maximizar o poder dos treinamentos online?

Esse é um guest post realizado em parceria com a Pulpo 🙂
Com mais de 21 milhões de empresas ativas no Brasil, o mercado de treinamento e desenvolvimento galga a cada ano mais e mais espaço. O investimento em treinamentos e desenvolvimento de colaboradores saltou de 2016 para 2017 mais de 21%, mostrando a preocupação e a importância que treinamentos e a gestão do conhecimento têm para o negócio.
Para tornar essa prática mais frequente, acessível e rentável para as empresas, o uso de plataformas onlines de treinamentos crescem aceleradamente. Você já parou para pensar nos custos dos treinamentos presenciais?
Abaixo listamos alguns exemplos:
- Aluguel do espaço;
- Gasto com materiais impressos;
- Coffee Break;
- Contratação de equipe para gerenciamento, entre outras.
Além do alto investimento, muitas vezes, você não consegue medir o retorno de alguns itens importantes como:
- Efetividade na absorção do conteúdo;
- Ter acesso a dados de todos que participaram – tempo de participação, número interações -, entre outros dados.
Aí está uma das vantagens dos treinamentos online:
- Excelente custo benefício – tendo em vista o Valor investido x Quantidade de horas – dias – pessoas impactadas;
- Acesso a uma série de relatórios com a performance de cada um dos participantes.
Por isso a ascensão dos treinamentos online. Mas não se engane, todo e qualquer treinamento, por mais efetivo que seja, precisa de frequência. As informações precisam sempre estar frescas na mente dos colaboradores para melhor efetividade no dia a dia
Pensando nisso é que empresas como a Pulpo nasceram – Sofware de gestão do conhecimento que otimiza e potencializa o dia a dia do colaborador.
Imagine que você é um novo funcionário, recebeu treinamento, estava craque em tudo, mas apareceu uma dúvida que só seu gestor sabe responder, mas ele não vem hoje, o que você faz?
Opção 1- Mandar um Whatsapp para seu chefe e torcer para ele responder.
Opção 2- Perguntar para alguém, mesmo sabendo que é algo muito específico da sua área.
Última opção – fazer outra coisa que não depende dessa resposta!
Neste simples exemplo percebemos que existe um problema maior nas organizações:
Pessoas que se tornam ilhas de conhecimento, retendo conhecimentos específicos apenas para si, fazendo com que essas informações não sejam acessíveis ao grupo. Isso é com certeza um dos problemas que só se potencializam com a rotatividade de funcionários.
Se todas as informações, por mais simples que sejam estivessem em um sistema online, os novos colaboradores, principalmente, não sofreriam tanto no seu início. Um exemplo prático: um colaborador precisa informar a um cliente as opções de pagamento de um determinado produto, mas a única pessoa que tem essa informação está de férias.
Nesse exemplo, facilitaria se o funcionário tivesse acesso a um sistema integrado da empresa com todas as informações mais importantes de cada setor. Assim, seria possível dar continuidade ao atendimento sem grandes problemas.
Outro ponto é a capacitação rápida e efetiva dos colaboradores – Microlearning. Com acesso fácil a uma trilha de desenvolvimento online, empresa e colaboradores ganham. O funcionário passa a ter mais autonomia e segurança por saber o jeito certo de fazer determinada atividade. Além disso, a empresa ganha em produtividade.
Conclusão
Treinamentos online são ótimas ferramentas para gestão do conhecimento, alinhamento de equipes e indispensáveis quando o assunto é potencializar o negócio. Mas o treinamento do dia a dia também é importante. O colaborador precisa ter fácil acesso a informações que podem realmente impactar no seu dia a dia, além disso, as trilhas de conhecimento online são ótimas ferramentas para um contínuo aprendizado, evitando assim perda desnecessária de tempo e aumento da produtividade.
Post Parceria : Eventials e Pulpo