Saiba como usar webinars para geração de leads

Leads são cada registro de contato que tenha interesse no produto ou serviço oferecido pela sua empresa. Ou seja, estas pessoas ou empresas são clientes em potencial e oportunidades de negócio. Para obter retornos efetivos, é necessário captá-los e mantê-los interessados.

Quer aumentar sua geração de leads? Invista na melhor da estratégia de atração no conhecimento do marketing digital: webinars. Esta estratégia de atração consiste em webconferências e seminários realizados pela internet, podendo ser empregado no marketing de conteúdo ou no de vendas.

[eBook gratuito] Guia para Gerar Leads com Webinars

Como fazer meus webinars gerarem leads?

Existem alguns passos para alcançar este propósito. Primeiro, planeje sua estratégia e defina o objetivo do seu webinar e a quais personas ele será direcionado. A partir disso, estabeleça os assuntos e os melhores dias e horários para divulgação dos temas a serem tratados. Também é importante pensar em quem irá se apresentar no vídeo.

Você pode definir a melhor plataforma para transmitir seu webinar a partir da avaliação de cada uma delas, como vantagens e desvantagens. A divulgação do seu vídeo é um aspecto que não pode ser esquecido. Abuse da interatividade para isto: crie eventos no Facebook, faça uma contagem regressiva no Instagram e, no e-mail marketing, utilize o calendário. Estas ferramentas são muito úteis para manter seus contatos atentos à data do webinar. Durante a divulgação, desenvolva uma lista de inscrição a fim de coletar os dados dos seus leads.

O apresentador do webinar deve estar bem preparado e dominar o conteúdo que será abordado, afinal, se trata de uma transmissão ao vivo. Antes de iniciar a transmissão, confira o funcionamento dos instrumentos a serem utilizados, como internet, câmeras, microfones e iluminação.

Uma boa forma de iniciar seu vídeo é cumprimentando os participantes e incentivar a participação dos mesmos. Além da troca de informações inicial, isso dá tempo de os demais ouvintes se conectarem. A interação durante o webinar é muito importante, pois aproxima o público e desperta interesse no que está sendo dito.

Como encerramento, converse com seu público tirando dúvidas e ouvindo a opinião dos inscritos. Qualquer dica ou recomendação é bem vinda, além de estreitar o relacionamento com sua audiência. Se for conveniente, pode divulgar e anunciar a venda dos seus produtos e serviços diretamente.

 

O que fazer após o webinar?

Vimos que vídeos são uma ótima ferramenta de marketing para atrair e engajar leads, pois permitem a coleta de dados dos usuários. Essas informações são obtidas através do preenchimento de formulários, como os disponibilizados pela Eventials. Estes dados podem ser integrados a softwares de automação de tratamento de leads como Google Analytics, Facebook Pixel, RD Station e Salesforce.

Além da mensuração, aproveite a transmissão para criação de um novo conteúdo. Divulgue-a nas suas redes sociais, vincule o conteúdo a um resumo disponibilizado em um artigo no blog ou ofereça materiais relacionados. Esta é outra maneira de manter contato com seu público e conduzi-lo através do funil de vendas. Além disso, aproveitar seus webinars produz novos conteúdos gastando pouco e ajuda a aumentar a geração de leads.

TESTE GRÁTIS NOSSO PLANO PROFESSIONAL

Leia também