Texto, webinar ou podcast: qual funciona para a sua empresa?

Existem muitas formas de se comunicar com seus colaboradores, clientes ou público-alvo. A produção de conteúdo faz uso de diversas ferramentas para distribuir materiais relevantes para seu cliente, como textos, webinars e podcasts. Esta é uma tática importante, pois pode melhorar as vendas e trazer visibilidade. Mas você sabe qual modelo trará mais conversão? Saiba no texto abaixo.

Técnicas para apresentações presenciais e online

O que é um podcast?

O podcast consiste em arquivos de mídia digital em áudio, geralmente no formato MP3, publicados na internet. Uma de suas facilidades é que podem ser baixados ou escutados online. Assim, caso não possa ouvir naquele momento específico, você pode fazer download do arquivo e acessar quando quiser.

A adesão ao formato tem aumentado nos últimos anos e este é um modelo que agrada o segmento do negócio. Os assuntos dos podcasts costumam ser específicos e abordados de forma direta, sem muito rodeios.

Os podcasts são tão populares para empresas justamente pela disponibilidade e por poderem ser escutados em qualquer lugar. Para ouvir, basta ter acesso a smartphones, computadores, tablets ou aparelhos semelhantes.

 

O que é webinar?

Webinars são seminários, vídeo ou webconferências realizados pela internet, oferecendo alcance ilimitado. Sua transmissão pode possuir fins educacionais ou comerciais e ocorre através de plataformas online.

Os webinars podem fazer parte de ações de marketing de vendas ou de conteúdo, de acordo o com o assunto abordado. O consumo de vídeos também aumentou muito, atraindo a atenção de clientes em potencial.

Algumas vantagens dos webinars são baixo custo, geração imediata de leads; maior engajamento e interação e aumento de autoridade. Além disso, webinars funcionam como um funil de vendas duradouro, pois os vídeos produzidos podem ser reutilizados inúmeras vezes, gerando mais lucro com menos investimento.

 

Ainda há espaço para textos?

A criação e a oferta de conteúdo textual é uma das frentes do Inbound Marketing. Este tipo de material contribui para o ranqueamento do seu site nos buscadores, como Google, Bing e Yahoo. O blog direciona seu público para assuntos relacionados à sua área, desenvolve sua autoridade digital e impulsiona sua marca, serviços e produtos. Entre as vantagens do blog estão: bons resultados a curto, médio e longo prazo; ser um investimento de baixo custo e fácil consumo.

 

Então, qual funciona para a sua empresa?

O áudio e vídeo se complementam, mas seu uso depende do objetivo do projeto. Além disso, um vídeo pode ser transformado em podcast assim como um podcast pode ser transformado em um vídeo. Da mesma forma, o conteúdo de vídeos e podcasts pode ser adaptado para textos. Por fim, podemos pensar em vídeos como aulas, textos como material de acompanhamento e áudios como suporte complementar.

Para definir qual modelo funciona para a sua empresa, é preciso considerar dois pontos:

– quais as vantagens de cada mídia?

– quanto esforço meu público precisa realizar para consumir meu conteúdo?

Conheça seu público e entenda se ele prefere ver um vídeo, ler um texto ou escutar podcasts. A partir desta análise, fica mais fácil decidir entre as possibilidades do mundo digital.

Conheça nosso Plano EnterPrise.

Leia também