Você tem autorização pra usar essas imagens?

Uma boa palestra tem bons slides e um bom slide pede, muitas vezes, boas imagens. E uma boa imagem nem sempre é fácil de encontrar… Ou pode até ser fácil de encontrar em um buscador de imagens, mas uma imagem disponível num resultado de busca não é, necessariamente, uma imagem que você pode usar.
O direito autoral na internet é um assunto importante e você, que agora é um palestrante e produtor de conteúdo, precisa prestar atenção nisso. Aplique nos seus slides apenas imagens que você está autorizado a usar e editar! O dono delas pode reivindicar seus direitos…
Esse post traz dicas de sites onde é possível encontrar muitas imagens de boa qualidade e que você pode usar sem ferir os direitos de ninguém.
O Canva é muito bom, conhece? É uma plataforma que permite que os usuários criem seu próprio design de forma simples e intuitiva ou escolham um template pronto sem violar os direitos autorais. Como as imagens do Canva são gratuitas e a plataforma permite que o usuário desenvolva seu próprio template, o Canva está sob as regras do Creative Commons – assim, você pode publicar as imagens tranquilamente pois, não há violação de direitos autorais.
Creative Commons é uma organização internacional que define regras para uso de obras criativas. E qualquer pessoa pode atribuir essas regras para o conteúdo que cria e compartilha na rede. Os fotógrafos usam o Creative Commons para definir regras de uso das suas fotos assim como você pode criar palestras e usar o Creative Commons para estabelecer a forma como sua palestra pode ser usada por outras pessoas.
Para saber qual é o tipo de permissão de algum material basta prestar atenção aos símbolos utilizados por quem adota o Creative Commons (CC):
Atribuição
Sempre que esse símbolo aparecer, significa que você deve dar crédito ao autor da imagem. Mas atenção! Esse símbolo pode estar acompanhado de outros símbolos, que impõem outras regras. Se ele aparecer sozinho, você pode baixar a imagem, usá-la na palestra exatamente como baixou ou fazer adaptações. E ainda poderá comercializar suas palestras se quiser.
Não comercial
Sempre que esse símbolo aparecer significa que, não importa a forma como você usa a imagem (apenas exibindo ou editando), o material que você cria com ela não poderá ser utilizado para fins comerciais. Ou seja, se quiser comercializar suas palestras, evite imagens sob essa licença.
Não a obras derivadas
O nome é complicado mas a ideia é simples: você deve utilizar sempre a imagem original, sem fazer nenhuma alteração. Isto é, não poderá utilizar a imagem parcialmente ou fazer colagens com ela!
Compartilhamento pela mesma licença
Esse símbolo indica que você deve distribuir a sua palestra sob a mesma licença da imagem que utilizou nela. Não importa se para fins comerciais ou não, se você editou a imagem ou não. Se você utilizou uma imagem com este símbolo, sua palestra deverá ser distribuída com algum tipo de licença Creative Commons que inclua a regra de compartilhamento.
Então vamos ver alguns exemplos de combinações que seriam interessantes para você:
Somente atribuição
É a licença mais liberal de todas. Sempre que este símbolo estiver sozinho, você poderá baixar a imagem, usá-la no trabalho na forma original ou mesmo de forma modificada e poderá usá-la em palestras com fins comerciais. A única exigência é que você dê créditos ao autor da imagem – de qualquer forma, isso deve ser feito em todas as imagens sob as licenças Creative Commons.
Atribuição + Uso não comercial
Você pode usar e editar a imagem, mas a palestra não poderá ter fins comerciais. E deve dar créditos ao autor da imagem.
Atribuição + Não a obras derivadas
É uma licença um pouco mais restritiva, mas a notícia boa é que você pode usar a imagem mesmo que sua palestra tenha fins comerciais. Só não pode efetuar nenhum tipo de edição na imagem (ela deve ficar igual à original) e deve dar crédito ao autor da imagem.
Atribuição + Compartilhamento pela mesma licença
Você pode usar e adaptar a imagem e sua palestra pode até ser comercializada. Basta que você dê créditos ao autor da imagem e que sua palestra seja livre para ser assistida, copiada, adaptada e redistribuida (até mesmo redistribuída para fins comerciais!). Isto é, o material que você gerar deverá herdar a regra de compartilhamento que tinha na imagem que você usou.
E como fazer a atribuição de autoria? No site do Creative Commons tem um formulário gerador de dados de licenciamento e atribuição. Serve para indicar o autor da imagem que você usou (e também para indicar quais permissões de uso você escolheu para a sua palestra!).
Se você gostou da ideia, além do Canva, outros sites são boas fontes de conteúdo usando licenças CC:
O Google Images tem um excelente filtro de licenças no resultado de busca. Eu acho que com ele todos os problemas são resolvidos!
Mas tem também a fonte de pesquisa do próprio Creative Commons. Essa busca faz a pesquisa de conteúdo em diversos sites, é só escolher. E o Photo Pin é legal porque a caixa de opções de download já dá um código HTML para fazer a atribuição do autor. Mas cuidado com ele, as primeiras fileiras de resultados mostram fotos não gratuitas.
Para alguns, fazer os slides de uma apresentação pode ser a parte mais complicada e demorada de tudo. Espero que essas dicas tornem a tarefa um pouco mais amigável para você.