Webinars: ferramentas contra a propagação do novo coronavírus 

Webinars: ferramentas contra a propagação do novo coronavírus

Webinars: ferramentas contra a propagação do novo coronavírus

Estamos vivenciando um momento em que autoridades públicas mundiais buscam medidas para controlar possíveis danos causados pelo novo coronavírus. A expectativa é conter esta ameaça à saúde e reduzir o número de afetados pelo Covid-19.

O mercado empresarial, por outro lado, busca se adaptar à nova realidade sem abrir mão de seus compromissos. Algumas medidas comuns são a adoção do estilo home office e a promoção de treinamentos, eventos e aulas online. Neste ponto, os webinars são aliados especiais.

O que preciso saber sobre essas medidas?

O home office, ou trabalho remoto, permite que seu colaborador trabalhe no escritório de casa ou em hotéis, cafés, espaços de coworking, aeroportos, transportes ou parques. A promoção de treinamentos e eventos online pode ser feita através dos serviços de streaming profissional. Eles incentivam a interação, são mais econômicos e dão credibilidade ao seu negócio. Além disso, permitem o alcance de um número muito maior de espectadores. Eles podem acessar seu conteúdo através de smartphones, computadores ou smart tvs.

Já as plataformas virtuais, para aulas online, poderão oferecer conteúdos programáticos e outros recursos educacionais referentes às disciplinas curriculares. Também poderão ser indicados filmes, jogos e até mesmo instruções de prevenção ao novo coronavírus. Dessa forma, a experiência vivida por professores e alunos pode ser colaborativa e interativa.

Por mais que, no Brasil, os casos do novo coronavírus ainda sejam reduzidos, é melhor preparar sua empresa para adotar estas medidas. Desta forma, é possível evitar transporte público, aglomerações e outros locais que permitam a alta circulação de pessoas.

Utilizar serviços de streaming e webinars prejudica a produtividade?

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, não. O estudo, de 2015, revelou que a produtividade dos funcionários avaliados aumentou durante períodos trabalhados em casa. Diante da necessidade imposta pelo surgimento do novo coronavírus, se sua empresa possui a chance de adotar webinars, deve optar por eles.

Quais são os benefícios da transmissão online?

Tanto eventos quanto a educação e a comunicação corporativa podem ser beneficiadas pelos webinars. A transmissão online também permite que seus colaboradores tenham acesso a um conteúdo de qualidade.

Os webinars possibilitam a interação entre os convidados e os apresentadores. A audiência pode se sentir mais confortável em participar quando não há tanta exposição em relação a um evento presencial. Isso torna o seu evento mais dinâmico e interessante.

Eventos presenciais, de modo geral, requerem mais gastos e investimentos para garantir a infraestrutura necessária para atender ao público. Para que todos sejam bem recebidos e acomodados, é necessário aluguel de espaço, decoração, coffee break e material de apoio. Também é necessário haver uma equipe de recepção, segurança e limpeza.

Os webinars também possibilitam a realização de reuniões à distância e facilitam treinamentos e comunicação interna. Outras formas de empregar os vídeos no dia a dia da sua empresa são ações de marketing de conteúdo ou ações de marketing de vendas.

Leia também